Inflação na Zona Euro desacelera para 2,4% em março, confirma Eurostat

A taxa de inflação homóloga da Zona Euro desacelerou em março para 2,4%, em comparação com os 2,6% registados em fevereiro. Na UE, o abrandamento também foi da mesma dimensão.

O gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE), confirmou esta quarta-feira que a taxa de inflação homóloga da Zona Euro desacelerou em março para 2,4%, em comparação com os 2,6% registados em fevereiro. Na União Europeia o abrandamento também foi da mesma dimensão, passando de 2,8% para 2,6%, de acordo com o Eurostat.

A inflação anual diminuiu em treze Estados-Membros, em comparação com fevereiro, manteve-se estável em quatro e aumentou em dez. Em Portugal, a variação homóloga do índice harmonizado de preços no consumidor em março foi de 2,6%, igual à média da UE e acima da média dos países da moeda única, mas superior à de 2,3% registada em fevereiro.

Segundo o Eurostat, em março, as taxas de inflação mais baixas foram registadas na Lituânia (0,4%), na Finlândia (0,6%) e na Dinamarca (0,8%). No sentido inverso, as mais elevadas observaram-se na Roménia (6,7%), Croácia (4,9%) e Estónia e Áustria (ambas com 4,1%).

Os serviços (+1,76%), os produtos alimentares, álcool e tabaco (+0,53%), os produtos industriais não energéticos (+0,30%) e a energia (+0,16%) foram os setores com o maior contributo para a taxa de inflação anual da zona euro no mês de março.

(Notícia atualizada às 10h19)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na Zona Euro desacelera para 2,4% em março, confirma Eurostat

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião