Miguel Albuquerque defende prorrogação dos prazos do PRR
"Penso que será inevitável haver alguma prorrogação, mas não há nenhum drama sobre isso”, disse Miguel Albuquerque.
O presidente demissionário do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu esta sexta-feira ser inevitável a prorrogação dos prazos de execução dos projetos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“Da nossa parte, nós avançámos o mais rapidamente possível, não posso dizer que estejam a correr mal, mas penso que será inevitável haver alguma prorrogação, mas não há nenhum drama sobre isso”, disse Miguel Albuquerque aos jornalistas à margem da apresentação do projeto de Unidade Residencial para Pessoas Idosas no Colégio Missionário, no Funchal.
Este é um projeto na ordem dos 3,4 milhões de euros, desenvolvido ao abrigo do PRR, que passa pela requalificação daquele imóvel da Igreja, na freguesia de Santa Luzia. O chefe do executivo madeirense mencionou que a taxa de execução dos projetos do PRR na Madeira é na ordem dos 60%, sendo de 20% a nível nacional.
“Isto são fundos que têm de ser aproveitados”, sublinhou, argumentando que houve “um conjunto de circunstâncias”, nomeadamente a crise inflacionista e os aumentos dos preços das matérias-primas que afetaram a execução dos projetos. Albuquerque também referiu que, para dar resposta às listas de espera para lares de idosos no arquipélago, o Governo Regional já lançou os concursos para “1.003 camas para unidades residenciais de idosos”, o que representa um investimento de 85 milhões de euros.
O responsável adiantou que o executivo vai também apostar na renovação das camas existentes, tendo ainda lançado os concursos para um acréscimo de 416 camas de cuidados continuados. O governante insular apontou ainda que vão ser reabertas as urgências dos serviços de saúde nos concelhos do Porto Moniz e Santana porque a região tem, para o efeito, os recursos humanos necessários.
Questionado sobre a presença do líder nacional do PSD e primeiro-ministro na campanha das eleições legislativas regionais antecipadas, que se realizam em 26 de maio, Miguel Albuquerque assegurou que Luís Montenegro “pode vir sempre que quiser”. Contudo, acrescentou não prever endereçar qualquer convite nesse sentido ao líder nacional porque estas “são eleições iminentemente regionais”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Miguel Albuquerque defende prorrogação dos prazos do PRR
{{ noCommentsLabel }}