Ocean Winds ganha licença de viabilidade no primeiro leilão de energia eólica offshore da Austrália

Joint-venture em partes iguais, entre a EDP Renováveis e a Engie, vai avaliar a viabilidade do desenvolvimento do projeto através de estudos a realizar numa área de 150 km2 ao largo de Gippsland.

A Ocean Winds obteve uma licença do Governo australiano para o potencial desenvolvimento de até 1,3 GW de energia eólica offshore no primeiro leilão de energia eólica offshore no país.

A joint-venture em partes iguais, entre a EDP Renováveis e a Engie, vai assim “avaliar a viabilidade do desenvolvimento do projeto através de estudos a realizar numa área de 150 km2 nas águas ao largo de Gippsland, Victoria”, anunciou a EDP ao mercado esta quinta-feira.

“Esta concessão posiciona a Ocean Winds como uma das companhias pioneiras no desenvolvimento de energia eólica offshore na Austrália e no estado de Victoria, o estado que se prepara para se tornar o líder nacional em energia eólica offshore, uma vez que o governo local está empenhado em alcançar 65% de energia renovável até 2030, 95% até 2035 e emissões net-zero de gases de efeito estufa até 2045”, explica a EDP no mesmo comunicado. “Os objetivos de Victoria para a capacidade de energia eólica offshore são de 2 GW até 2032, 4 GW até 2035 e 9 GW até 2040 (anunciados em março de 2022)”, acrescenta a mesma nota publicada na CMVM.

Para a EDP, o estado de Victoria possui “objetivos precisos” em termos de energia eólica offshore e “uma estrutura regulatória propícia ao desenvolvimento sustentável” deste tipo de projetos.

“Este investimento na costa sudeste da Austrália reforça o compromisso da EDP com o país, onde entrou recentemente com a aquisição de uma empresa com projetos solares, eólicos e de armazenamento em desenvolvimento”, sublinha a EDP em comunicado enviado às redações.

“A EDP quer aproveitar as perspetivas de crescimento substancial da Austrália nas energias renováveis, desenvolvendo projetos de várias tecnologias que possam acelerar a descarbonização do país, fornecendo simultaneamente eletricidade verde resiliente e acessível aos seus habitantes. O potencial da Austrália em termos de energia solar, eólica e de armazenamento é enorme”, acrescenta a elétrica no mesmo comunicado.

A EDP recorda ainda que já tem uma capacidade bruta offshore em operação, contratada ou com direitos de conexão à rede concedidos de 18 GW. Esta licença vem reforçar e diversificar “as opções de crescimento rentável a longo prazo da EDP, mantendo um perfil de risco equilibrado”, acrescenta a elétrica que detém 71,27% da EDP Renováveis.

(Notícia atualizada com o comunicado da EDP)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ocean Winds ganha licença de viabilidade no primeiro leilão de energia eólica offshore da Austrália

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião