Hoje nas notícias: Fundo ambiental, metrobus e Santa Casa
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Há meio ano que milhares de candidatos esperam para saber se têm direito ao reembolso de 85% do valor das obras de melhoria da eficiência energética que fizeram em casa. Os projetos de metrobus no país já representam um investimento a rondar 1,5 mil milhões de euros. A Santa Casa reconheceu até ao momento perdas de 53 milhões na internacionalização, admitindo que podem ser maiores. Conheça estas e outras notícias nas manchetes nacionais desta segunda-feira.
Fundo Ambiental volta a adiar apoios para janelas e painéis solares
Há mais de seis meses que cerca de 80 mil candidatos aguardam por saber se têm direito ao reembolso das obras de melhoria da eficiência energética que fizeram em casa, no âmbito do último aviso do Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2023, encerrado desde 31 de outubro. No entanto, até à data, o Governo ainda não confirmou se a fase de avaliação das candidaturas já arrancou, não se compromete com uma data para a sua conclusão, nem revela quando serão pagos os reembolsos de 85% do valor gasto nas obras de eficiência energética.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Portugal soma 1,5 mil milhões de euros em projetos de metrobus
A aposta em projetos de metrobus — conhecido na sigla inglesa por BRT (bus rapid transit) –, está estar a crescer em Portugal, embora ainda não haja um quilómetro operacional. À data, entre a fase de projeto e a de obra, estão em curso 12 planos de BRT no país, com um total de 225 quilómetros de percurso planeados. Em termos de investimento, embora não seja possível calcular um número preciso, devido aos diferentes graus de maturação dos projetos, o Público calcula que estes projetos possam valer, pelo menos, investimentos de 1.500 milhões de euros. O metrobus é um meio de transporte assente em autocarros que circulam maioritariamente num canal exclusivo e com prioridade nos cruzamentos.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Santa Casa já reconheceu perdas de 53 milhões na internacionalização e admite que podem ser maiores
A Santa Casa já reconheceu perdas de 52,790 milhões de euros no âmbito das operações internacionais desenvolvidas entre 2020 e 2023, não afastando a possibilidade de que este número possa vir a ser maior. O montante é revelado no relatório e contas do ano passado, que foi dado como concluído a 30 abril, um dia depois da provedora e da mesa terem sido exonerados pela ministra do Trabalho e da Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho. Esta semana são ouvidos no Parlamento alguns dos antigos responsáveis pela gestão internacional e da própria Santa Casa.
Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).
Portugal ganha importância sistémica para o FMI
Portugal passou a ser classificado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) como um país com um sistema financeiro de importância sistémica, estatuto que implica uma avaliação pelo FMI a cada cinco anos. O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) começou no ano passado a preparar a primeira avaliação, que deve acontecer no primeiro trimestre de 2025. Esta avaliação tem como foco a avaliação abrangente e aprofundada do setor financeiro em termos de resiliência, qualidade do enquadramento regulatório e da supervisão, e capacidade para gerir e resolver crises financeiras.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Um em cada três membros do Governo é formado em Direito
Um em cada três dos 59 membros do Governo — entre ministros e secretários de Estado — é advogado ou jurista, tendo em conta que 21 são formados em Direito, nota a Renascença. A área das engenharias é a segunda mais expressiva, formação de onde são oriundos dez elementos do Governo. Se a análise for feita apenas à composição da mesa do Conselho de Ministros, o número de formados em Direito sobe para mais de metade dos ministros, sendo que dez em 18 saíram das faculdades de Direito. Esta é uma tendência histórica que também se estende ao Parlamento.
Leia a notícia completa na Renascença (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Fundo ambiental, metrobus e Santa Casa
{{ noCommentsLabel }}