Carlos Moreira da Silva eleito presidente da associação das grandes empresas

Os 43 associados da Associação Business Roundtable Portugal elegeram na segunda-feira uma nova direção encabeçada por Carlos Moreira da Silva. Cláudia Azevedo e Nuno Amado são vice-presidentes.

A Associação Business Roundtable Portugal (Associação BRP), que reúne 43 grandes empresas em Portugal, elegeu Carlos Moreira da Silva, representante da BA Glass e CEO e fundador da Teak Capital, como presidente para o triénio 2024-2027. Cláudia Azevedo, CEO da Sonae SGPS, e Nuno Amado, presidente do Millennium bcp, são os vice-presidentes.

“Estou, juntamente com a restante direção, empenhado em ampliar a influência e o impacto das nossas propostas e iniciativas na sociedade e no país, de formar a concretizar a ambição de crescimento que reclamamos para Portugal”, afirma o novo presidente, em comunicado divulgado esta terça-feira.

À eleição, que decorreu na segunda-feira, concorreu uma única lista, proposta pela anterior direção. Carlos Moreira da Silva sucede a Vasco de Mello, que foi escolhido para liderar a Associação BRP, criada em maio de 2021, durante os primeiros três anos. O chairman do Grupo José de Mello mantém-se na direção como vogal.

Constituída por 9 elementos, a nova direção conta com mais cinco líderes além dos já mencionados: Ana Figueiredo, CEO da Altice Portugal, João Bento, CEO dos CTT, João Ortigão Costa, CEO da Sugal, Jorge de Melo, CEO da Sovena, e Ricardo Pires, CEO da Semapa. Os novos órgãos sociais entraram de imediato em funções.

“Somos 43 líderes e empresas de ação, dispostos a dar o exemplo, a emprestar as nossas equipas e recursos, e a liderar a mudança e a transformação que depende de nós, empresas, mas também a sermos mais exigentes com os restantes stakeholders para que se cumpra a ambição que temos para Portugal. Acreditamos que Portugal pode e deve ser melhor”, diz também o novo presidente da Associação BRP.

Foi também eleito o novo conselho consultivo, liderado por João Castello Branco, antigo CEO da Semapa, atualmente dedicado a atividades empresariais e não executivas. Este órgão integrará ainda Joana Rocha Scaff, managing director e head of europe private equity na Neuberger Berman, Ricardo Reis, professor de Economia na London School of Economics, Sandra Santos, administradora da BA Glass e da Navigator, e Sérgio Rebelo, professor de Finanças Internacionais na Kellogg School of Management.

A mesa da assembleia geral e do conselho fiscal será presidida, respetivamente, por Nuno Galvão Teles, sócio da MLGT, e António Brochado Correia, da PWC.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carlos Moreira da Silva eleito presidente da associação das grandes empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião