Banco polaco do BCP lucra menos 50% no início do ano

Bank Millennium, que é detido em 50,01% pelo BCP, viu o resultado líquido afundar para o equivalente a 29,7 milhões de euros no período de janeiro a março.

O resultado líquido do Bank Millennium na Polónia, que é controlado pelo banco português BCP, registou uma queda de 50% no primeiro trimestre, em comparação com igual período do ano passado, totalizando 128 milhões de zlótis, o equivalente a 29,7 milhões de euros. A notícia chegou esta sexta-feira através de um comunicado remetido à CMVM pelo BCP.

“Os resultados do Bank Millennium no primeiro trimestre de 2024 mantiveram-se condicionados pelos encargos relacionados com a carteira de créditos hipotecários denominados em francos suíços que totalizaram 824 milhões de zlótis antes de impostos (190,9 milhões de euros)”, refere a nota.

No trimestre, a margem financeira do banco cresceu 7% em termos homólogos. O número de clientes particulares ativos subiu 122 mil e superou os três milhões, com os depósitos a aumentarem 16%. Os empréstimos a este segmento mantiveram-se estáveis.

Do lado dos clientes empresariais, notou-se uma queda de 6% no crédito a empresas, embora os depósitos neste segmento tenham aumentado 4% no período. O banco notou ainda uma redução de 11% no volume de negócio de factoring e de 4% no leasing.

Ao nível das comissões, a receita líquida decresceu 1%. Os proveitos core somaram 6% no trimestre em comparação com janeiro a março do ano passado. O rácio de loans-to-deposits fixou-se nos 65,3%.

O BCP nota ainda que os custos do Bank Millennium, que detém em 50,01%, aumentaram 15% no trimestre. Mas fala também num “aumento expressivo dos rácios de capital, que se fixaram em 18% no que respeita ao Rácio de Capital Total (TCR) e em 14,9% no que respeita a rácio T1”.

Na terça-feira, o Bank Millennium anunciou que o prolongamento das moratórias no crédito à habitação na Polónia deverá ter um impacto negativo até 247 milhões de zlótis (57,2 milhões de euros) nos seus resultados.

O governo polaco prorrogou as moratórias de crédito para mutuários de créditos hipotecários denominado em zlótis por mais quatro meses. Este programa já esteve em vigor em 2022 e 2023 e destina-se a ajudar famílias em situação de debilidade financeira. Contudo, estes apoios deverão penalizar as contas do Bank Millennium.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco polaco do BCP lucra menos 50% no início do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião