Governo propõe a juízes aumento de 155 euros mensais

  • ECO
  • 8 Junho 2017

A reposição de suplementos salariais cortados em 2010 pode ser repostos, diz o Público, uma medida que fica aquém das ambições dos magistrados que ameaçam com greve.

155 euros mensais. É quanto o Governo estará disposto a aumentar os salários dos juízes, diz o Público (acesso condicionado) nesta quinta-feira. O valor resulta da reposição de um suplemento que tinha sofrido um corte. A notícia surge depois de a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, ter admitido perante os deputados do Parlamento que as alterações que o Governo consegue fazer ao sistema remuneratório dos magistrados ficarão aquém das suas pretensões, apesar de não ter avançado valores.

De acordo com o Público, a única alteração significativa que o Governo admite fazer à atual situação dois juízes é a reposição dos cortes feitos ao suplemento remuneratório que os magistrados recebem, e que é independente do montante do seu salário. Este suplemento é de 620 euros mas, até 2010 era de 775 euros, antes de sofrer um corte de 20% por força dos cortes realizados pelo Estado no seguimento da crise económica. São mais 155 euros, correspondentes a um suplemento que na sua origem se destinava a pagar o alojamento dos magistrados deslocados. Os juízes viram ainda os salários-base reduzidos em 10% também por força da austeridade, corte entretanto já reposto.

“A única garantia que não posso dar é que o Governo possa acomodar as pretensões que existem em matéria remuneratória, porque não tem capacidade para o fazer”, afirmou ontem Francisca Van Dunem numa audição na comissão parlamentar de Direitos, Liberdades e Garantias, acrescentando que “não se pode expor as magistraturas a um debate público desta natureza”.

De recordar que a Associação Sindical dos Juízes Portugueses ameaça boicotar o processo eleitoral de outubro, caso as negociações do estatuto com o Ministério da Justiça não tenham o desfecho desejado. Como depende deles a validação das listas de candidatos, uma greve em agosto poderá comprometer a realização das eleições autárquicas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo propõe a juízes aumento de 155 euros mensais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião