Ryanair “dececionada” com escolha de Alcochete para o novo aeroporto
Companhia aérea irlandesa saúda decisão sobre a construção de um novo aeroporto, mas mantém a discordância em relação à opção pelo Campo de Tiro de Alcochete.
A Ryanair saúda a confirmação da construção de um novo aeroporto em Lisboa, que permitirá um crescimento do tráfego aéreo e do turismo, mas discorda da opção pelo Campo de Tiro de Alcochete.
“Embora saudemos a confirmação pelo Governo português de um novo aeroporto de Lisboa, ao final da noite de ontem (14 de Maio), que proporcionará o tão necessário crescimento nas viagens aéreas e no turismo para Lisboa, tendo como pano de fundo a atual restrição de slots e o impróprio aeroporto da Portela, estamos dececionados com a escolha de Alcochete e não do Montijo“, afirma a companhia aérea em resposta ao ECO.
“Alcochete não é o ‘local mais adequado’, pois só estará pronto em 2034. Lisboa não pode esperar mais uma década para crescer em novas rotas. O aeroporto do Montijo já existe e poderá ficar pronto no verão de 2025, necessitando apenas de um modesto investimento em infraestruturas terminais”, acrescenta a maior companhia aérea europeia e a segunda que mais passageiros transporta em Portugal, depois da TAP.
O Executivo liderado por Luís Montenegro aprovou na terça-feira uma resolução que determina que a localização do novo aeroporto de Lisboa será o Campo de Tiro de Alcochete, abrangendo uma área situada nos concelhos de Benavente e do Montijo.
O Conselho de Ministros aprovou também uma resolução para o reforço da capacidade do Humberto Delgado, dos atuais 38 para 46 a 48 movimentos por hora, através de novos investimentos na pista e terminais. Um incremento que permitirá elevar o número anual de passageiros de 33,6 milhões para entre 40 e 45 milhões.
Na consulta pública ao relatório da Comissão Técnica Independente sobre o novo aeroporto, a Ryanair já tinha deixado fortes críticas à opção pelo Campo de Tiro de Alcochete, considerando que será um “elefante branco”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ryanair “dececionada” com escolha de Alcochete para o novo aeroporto
{{ noCommentsLabel }}