Lucro da Caixa sobe 38% para quase 400 milhões até março

Caixa viu o lucro disparar quase 40% no arranque do ano para 394,5 milhões de euros. Vai entregar 770 milhões de euros ao Estado entre dividendos, rendas da sede e impostos.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou lucros de 394,5 milhões de euros nos três primeiros meses do ano, um aumento de 38% em comparação com o mesmo período de 2023, beneficiando do ambiente de altas taxas de juro.

O banco público adianta que vai entregar 770 milhões de euros ao Estado durante o segundo trimestre entre dividendos (525 milhões) e ainda impostos, custos regulatórios e rendas do edifício-sede (cerca de um milhão de euros por mês) no Campo Pequeno, do qual passou a ser inquilino no ano passado.

A margem financeira – que corresponde à diferença entre os juros pagos nos depósitos e os juros pagos nos depósitos – aumentou 17% para 716 milhões de euros, adiantou o banco em comunicado enviado ao mercado. Já as comissões tiveram um ligeiro recuo para 142 milhões. Tudo somado, o produto bancário atingiu os 900 milhões de euros, mais 6,8% em relação ao primeiro trimestre de 2023.

Por seu turno, os custos operativos escalaram 5% para perto de 300 milhões de euros, impulsionado sobretudo pelo aumento dos encargos com pessoal. Apesar disso, o banco liderado por Paulo Macedo conseguiu melhorar a sua eficiência, com o rácio cost-to-income a baixar para 28,1%.

A Caixa salienta que continua a ser líder de mercado em termos de volume de negócio, ascendendo a 139 mil milhões de euros. Nos depósitos, com uma quota superior a 22%, o banco guardava poupanças de 70,5 mil milhões de euros no final do primeiro trimestre, mais 2% em termos homólogos.

No crédito a clientes, a carteira superou os 53 mil milhões de euros, que corresponde a uma quota de mercado de 17,6%. Na habitação, ainda assim, o stock de empréstimos encolheu ligeiramente para 24,5 mil milhões de euros, perante o contexto dos juros elevados que tem baixado a procura por crédito e levado muitas famílias a anteciparem o reembolso dos seus empréstimos.

O banco chegou ao final de março com um rácio de malparado de 1,6%, que baixa para 0% se tivermos em conta as imparidades associadas a esses ativos tóxicos, adianta.

Com o resultado do trimestre, a Caixa alcançou uma rentabilidade dos capitais próprios (ROE) de 16,8%.

(Notícia atualizada às 17h01)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro da Caixa sobe 38% para quase 400 milhões até março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião