🍯 De onde vem o mel importado pela União Europeia?

  • ECO
  • 20 Maio 2024

Os Estados-membros importam quase sete vezes mais mel do que vendem ao exterior. No Dia Mundial da Abelha, saiba de onde vem o mel que compramos e qual o país que mais vende ao exterior.

No ano passado, os países da União Europeia importaram 163,7 mil toneladas de mel, avaliadas em quase 360 milhões de euros. A Alemanha foi o país que mais mel importou, enquanto Espanha liderou as exportações deste produto.

No Dia Mundial da Abelha, que se assinala esta segunda-feira, o Eurostat publicou um conjunto de dados sobre o setor, mostrando que as importações de mel da União Europeia subiram 20% em quantidade em 2023, face ao ano prévio, enquanto as exportações para países fora do bloco subiram 14%. Importámos 6,5 vezes mais mel do que vendemos ao exterior.

A maioria do mel importado pela União Europeia veio da China (37% do total), seguindo-se Ucrânia (28%), Argentina (12%), México (7%) e Cuba (3%). Em sentido inverso, o principal destino das exportações de mel dos Estados-membros foi o Reino Unido (recebeu 17% do total de mel vendido ao exterior), seguindo-se, entre os principais clientes, a Arábia Saudita (14%), a Suíça (13%), os EUA (13%) e o Japão (10%).

Comércio internacional de mel em 2023

Fonte: Eurostat

A Alemanha foi o país que mais mel importou no ano passado, tendo comprado ao exterior 41 mil toneladas de mel, o que corresponde a 25% do total de importações de mel da União Europeia.

Pelo contrário, Espanha conquistou o primeiro lugar da União Europeia nas exportações de mel para países fora da região. De todo o mel vendido pelos Estados-membros ao exterior, 29% partiu do país vizinho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

🍯 De onde vem o mel importado pela União Europeia?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião