Fidelidade prepara emissão de dívida verde perpétua até 500 milhões de euros
A Fidelidade prepara-se para emitir obrigações subordinadas Tier 1 "verdes" para financiar projetos sustentáveis e podem ser recompradas pelo grupo segurador a partir de 2030.
A Fidelidade prepara-se para se financiar no mercado obrigacionista até 500 milhões de euros através de uma emissão de obrigações subordinadas Tier 1 “verde” e, com isso, com objetivos de financiarem operações que promovam a sustentabilidade. A notícia foi avançada pelo portal International Financing Review e confirmada pelo ECO junto de fontes conhecedoras da operação.
Estes títulos de dívida têm a particularidade de serem um instrumento de dívida perpétua e, por isso, sem data de vencimento definida, com a possibilidade de o pagamento do cupão poder ser cancelado pelo emissor sob determinadas condições. Na operação que está a ser montada pela equipa da Fidelidade, que só deverá ser concluída amanhã, os títulos só poderão ser recomprados pela Fidelidade aos obrigacionistas após 5,5 anos da data da sua emissão — a partir de 2030.
Estes títulos são também estruturados para se qualificarem como fundos próprios restritos de Tier 1 da Fidelidade sob Solvência II e são valores mobiliários perpétuos de taxa de reajuste não cumulativos.
A emissão de dívida decorre no dia em que a Fitch confirmou uma classificação de “BBB-” às obrigações subordinadas restritas perpétuas de Tier 1 propostas pela Fidelidade. Esta avaliação está três níveis abaixo do rating de incumprimento de emissor de longo prazo (IDR) da Fidelidade, que é “A-“.
Note-se ainda que esta é a primeira emissão de dívida deste género realizada pela Fidelidade e acontece numa altura em que o grupo segurador já arrancou com o processo para abrir o seu capital em bolsa no próximo ano e pouco tempo depois de a Luz Saúde, detida na totalidade pela Fidelidade, decidiu suspender os planos para avançar com a sua oferta pública inicial (IPO, na sigla anglo-saxónica), devido às “condições de mercado adversas”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fidelidade prepara emissão de dívida verde perpétua até 500 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}