Hoje nas notícias: Vouchers na Saúde, inscritos no SNS e CP
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O plano do Governo para a Saúde põe fim aos vouchers para consultas e cirurgias. Com a suspensão da limpeza de ficheiros, o número de inscritos no Serviço Nacional de Saúde voltou a aumentar em abril. A CP está a esconder a ata que aprovou, em julho de 2015, o pagamento da indemnização à atual secretária de Estado da Mobilidade. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.
Governo põe fim a vouchers na Saúde e linha SNS passa a contactar utentes
O Plano de Emergência para a Saúde, que é apresentado esta quarta-feira pelo Governo, prevê uma solução para os médicos ganharem mais com as horas extra e um programa para recuperação das listas de espera para doentes oncológicos. Por outro lado, deixa cair os vouchers para consultas e cirurgias de especialidade, que serão substituídos por uma gestão mais ativa das disponibilidades. Isto significa que os doentes passam a ser contactados pela Linha SNS 24 sempre que os tempos máximos de resposta sejam ultrapassados para dar opções de hospitais na sua área de residência onde possam ter consultas e ser operados.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)
Número de inscritos no SNS volta a aumentar com suspensão de limpeza de ficheiros
O número de cidadãos inscritos no Registo Nacional de Utente (RNU) voltou a aumentar em abril, invertendo a tendência de descida dos últimos meses, resultante da limpeza de ficheiros dos centros de saúde que foi iniciada em 2023 pelo anterior Governo. Ao mesmo tempo, o número de cidadãos sem médico de família atribuído nos centros de saúde, que estava a diminuir desde dezembro passado, também voltou a crescer e ascendia, em abril, a 1.565.880, mais 36 mil do que em fevereiro, segundo os dados do Portal da Transparência do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
CP esconde ata que aprovou pagamento de indemnização de 80 mil euros à secretária de Estado da Mobilidade
A CP – Comboios de Portugal está a esconder a ata do conselho de administração que aprovou, em julho de 2015, o pagamento de uma indemnização de cerca de 80 mil euros à atual secretária de Estado da Mobilidade por rescisão do contrato de trabalho por mútuo acordo. O documento é indispensável para esclarecer os termos em que a empresa atribuiu a indemnização a Cristina Pinto Dias e se existirá uma eventual ilegalidade no processo. No dia seguinte à saída da CP, por nomeação do Governo de Passos Coelho, iniciou funções enquanto administradora da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), onde passou a ganhar quase o dobro (em ordenado e despesas de representação) do que recebia na CP.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
Litoral recebe sete vezes mais verbas do PRR do que o Interior
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) atribuiu, em média, sete vezes mais verbas a um concelho do Litoral do que a um do Interior. Enquanto Lisboa surge no topo da tabela dos municípios que têm mais dinheiro do PRR, com 2.071 milhões de euros, o Corvo, nos Açores, está no fundo da lista, com apenas 78 mil euros. Ao todo, os 165 municípios de baixa densidade têm um valor aprovado de 2.062 milhões de euros, o que dá uma média de 12,5 milhões de euros a cada concelho do Interior do país; no Litoral, a média é de 86,5 milhões de euros por município, sendo que os 122 concelhos com maior densidade populacional vão receber 10.557 milhões de euros do PRR.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Fraude financeira online na mira dos supervisores
Os supervisores financeiros enfrentam desafios acrescidos associados à digitalização. Uma das opções em estudo pelo Banco de Portugal (BdP) e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) é o mapeamento de grandes quantidades de dados com inteligência artificial através da “SupTech”, para monitorizar eventuais fraudes e publicidades enganosas. A avaliação da “veracidade, transparência e completude” da informação e da idoneidade das publicações online é uma vertente que “está atualmente em desenvolvimento, prevendo-se a sua implementação num futuro próximo”, segundo fonte oficial do BdP.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Vouchers na Saúde, inscritos no SNS e CP
{{ noCommentsLabel }}