Hoje nas notícias: AIMA, centros clínicos e Comporta

  • ECO
  • 31 Maio 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Cerca de uma centena de trabalhadores estão de saída da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), onde os processos pendentes chegam perto de meio milhão. A ministra da Saúde conta a anunciar em breve os primeiros centros de atendimento clínico em Lisboa e no Porto. Os maiores projetos em curso na Comporta mobilizam quatro mil milhões de euros de investimento. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional.

Debandada na agência para as migrações, com processos pendentes perto de meio milhão

Desde que entrou em funcionamento, em outubro do ano passado, persiste na Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) uma escassez de recursos humanos que se tem agravado ao longo dos meses e que vai piorar em breve, com a saída de cerca de 100 funcionários, a pedido dos próprios. Segundo o relatório da agência sobre a Recuperação das Pendências do SEF, o novo organismo contava com 174 funcionários aquando da sua criação, o que corresponde a 41% do contingente dos organismos extintos que estaria à disposição. A partir daí, deu-se “uma redução líquida do total de efetivos, devido à saída de vários trabalhadores, não compensada com as entradas entretanto ocorridas”. Acresce que, de acordo com o mesmo documento, existiam, pelo menos, 459.384 processos em curso a 29 de outubro de 2023 — número que, atualmente, peca por defeito.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Lisboa e Porto vão ter centros clínicos para retirar doentes das urgências

A ministra da Saúde revelou, em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, que conta anunciar em breve os primeiros centros de atendimento clínico “de proximidade”, em Lisboa e no Porto, por serem “as zonas mais pressionadas nesta fase”. Segundo a governante, trata-se de um novo modelo que visa ajudar a retirar dos hospitais os casos classificados como não urgentes. “Temos mesmo de conseguir separar o que é urgente e aí requalificar, humanizar e ter não só a especialidade de urgência que vai, com o acordo da Ordem dos Médicos, finalmente ser implementada, os centros de responsabilidade mais autónomos [CRI]”, disse.

Leia a entrevista completa no Público (acesso pago) e na Renascença (acesso livre).

Projetos em curso na Comporta mobilizam mais de quatro mil milhões

Está em marcha uma transformação acelerada da oferta turística da Comporta, com investimentos que ultrapassam os quatro mil milhões de euros se se considerar apenas os projetos de maior dimensão que estão a ser desenvolvidos, como os empreendimentos como o Pinheirinho e o Costa Terra. Destaca-se, porém, o investimento de três mil milhões de euros da Vanguard Properties, que liderou o consórcio vencedor do concurso lançado em 2018 para as terras que pertenciam ao antigo Grupo Espírito Santo (GES).

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Nunca se criaram tantas associações de moradores como na última década

Perto de um terço (286) das 861 associações de moradores atualmente existentes foram criadas a partir de 2010. Desde 1974, ano em que este associativismo começou a prosperar, o número de coletividades de vizinhança tem vindo a crescer consecutivamente de década para década. Entre as principais tarefas destes grupos, espalhados por todo o país, está o diálogo com o poder político e a dinamização da vida em sociedade.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Lucros da ANA atingem 417 milhões em 2023

O grupo ANA – Aeroportos de Portugal registou um resultado líquido de 416,7 milhões de euros no ano passado, mais 24,8% do que os 333,9 milhões registados em 2022. Face a 2019, o último ano que antecedeu a pandemia, os lucros obtidos em 2023 são superiores em 113 milhões. Como já se tinha sido revelado, as receitas da gestora aeroportuária atingiram 1.095 milhões de euros no último ano, aumentando 21,3% face ao ano anterior.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: AIMA, centros clínicos e Comporta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião