O papel da tecnologia e inovação na economia da saúde

  • ECO
  • 10 Junho 2024

A 2ª Conferência ECO Saúde e Economia, que decorreu no passado dia 28 de maio, nos estúdios do ECO, reuniu vários especialistas do setor da saúde para falarem de desafios e soluções.

Foi no passado dia 28 de maio que decorreu a 2ª edição da Conferência ECO Saúde e Economia, que reuniu vários especialistas, decisores e investigadores do setor da saúde em Portugal, a fim de discutirem os impactos que esta área tem na economia nacional.

A sessão de abertura do evento ficou a cargo de Diogo Agostinho, Chief Operating Officer do ECO, que ressalvou a importância de repetir este evento, tendo em conta a ligação direta que a saúde tem com a economia. E, de seguida, deu-se início ao primeiro painel de debate, cujo tema era “Inovação em Saúde: Portugal está na vanguarda?”, moderado por André Veríssimo, Subdiretor do ECO, e que contou com a presença de Guy Villax, Presidente da Health Cluster Portugal; Fabíola Costa, Diretor of Clinical Research da Sword Health; Pedro Garcia da Silva, Scientific coordinator da Fundação Champalimaud; e Filipa Mota e Costa, Diretora Geral da Johnson&Johnson Innovative Medicine.

Após este primeiro painel, seguiu-se outro, desta vez sobre “Os riscos operacionais (e legais!) da IA na Saúde”, moderado por Cláudia Pinto, Jornalista e autora Newsletter ECO Saúde, que juntou Ana Gil Marques, Head of Legal & Compliance Siemens Healthineers Portugal; Miguel Nobre Menezes, Médico cardiologista no Hospital de Santa Maria e Hospital Lusíadas Lisboa e docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; e Maria Raimundo, Consultora freelancer em tecnologia e saúde, para discutirem o tema.

O último painel do evento abordou “Os desafios do setor privado” na saúde, novamente moderado por André Veríssimo, Subdiretor do ECO, e, para explorar este mote, marcaram presença na discussão Bruno Gomes, CEO da Trofa Saúde; e Luís Drummond Borges, Chief Commercial Officer da Lusíadas Saúde.

O encerramento da conferência ficou a cargo de Cristina Vaz Tomé, Secretária de Estado da Gestão da Saúde, que apresentou algumas das medidas que serão tomadas no setor da saúde, com base nalgumas prioridades.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O papel da tecnologia e inovação na economia da saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião