Passos Coelho critica nomeação de Lacerda Machado para a TAP
O presidente do PSD considera que a nomeação de Diogo Lacerda Machado para a administração da TAP é uma "pouca vergonha".
O líder do PSD, Passos Coelho, considerou que é “uma pouca vergonha” o Governo nomear para administrador da TAP “o mesmo homem que andou a negociar a reversão” da privatização da transportadora. “Isto é uma pouca vergonha, não tem outra classificação. E fica tão mal a quem nomeia como a quem aceita”, afirmou Passos Coelho, ao discursar durante a convenção autárquica do PSD de Viseu.
Miguel Frasquilho vai ser o novo presidente do Conselho de Administração da TAP, confirmou no sábado, o Expresso, uma notícia revelada em primeira mão pelo ECO. E confirmou, também, o nome do advogado Diogo Lacerda Machado, além de Ana Pinho, presidente da Fundação de Serralves.
O melhor amigo do primeiro-ministro, nas palavras do próprio António Costa, integrou as negociações com os acionistas privados para que o Estado voltasse a ter maioria do capital da TAP. Lacerda Machado era o preferido para chairman da companhia, o ECO noticiou que foi convidado para a função, apesar dos desmentidos no dia seguinte à publicação. Como escrevemos, à data, o problema era precisamente a reação política à nomeação, mais até à Esquerda do que à Direita. A forma como Lacerda Machado começou a trabalhar para o governo, sem qualquer contrato, criou um problema político que acabou por forçar a assinatura de um acordo de prestação de serviços. Foi por causa dessas reações que Lacerda Machado era o favorito para chairman, mas o escolhido foi Frasquilho. E o advogado ‘passou’ a administrador.
Passos Coelho disse que quem está no Governo não se pode “andar a meter nas eleições autárquicas, a fazer favores aos autarcas amigos e do partido, como acontece com este Governo de forma descarada”. “A nível nacional é a mesma coisa. O mesmo homem que andou a negociar a reversão da TAP parece que vai ser nomeado administrador da TAP pelo Estado. É uma coisa extraordinária. Tudo isto se faz esperando que ninguém diga nada”, lamentou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Passos Coelho critica nomeação de Lacerda Machado para a TAP
{{ noCommentsLabel }}