Barragem da Iberdrola vai inundar reserva potencial de lítio

  • ECO
  • 11 Junho 2017

Investigadores pedem acesso urgente à zona das Covas do Barroso, para poderem intensificar estudos.

A Iberdrola prepara-se para inundar aquele que é apontado como um dos maiores jazigos de lítio, numa altura em que a procura deste minério tem crescido por todo o mundo.

A notícia faz manchete no Público, que, este sábado, dá conta dos aspetos negativos identificados pelo Grupo de Trabalho do Lítio, que estudou o potencial do minério em Portugal e entregou ao secretário de Estado da Energia aquele que pode ser um guião para a implementação de uma estratégia para dinamizar o setor.

Uma das ameaças identificadas passa pela “esterilização de importantes recursos materiais litiníferos, devido a decisões erradas em políticas e planos de ordenamento do território”.

É no campo aplitopegmatítico Barroso-Alvão que se encontram em Portugal as maiores reservas de petalite e espodumena, diz o Público. E a Iberdrola, que ganhou o concurso para a construção e exploração do sistema eletroprodutor do Tâmega, sabe isso, diz Alexandre Lima, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O professor diz que “ainda nem tudo está perdido” porque “a albufeira ainda não encheu” e apresenta alternativas. Os investigadores pedem acesso urgente à zona das Covas do Barroso, para poderem intensificar estudos.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Barragem da Iberdrola vai inundar reserva potencial de lítio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião