Vai ser criado um tribunal para tratar em exclusivo de processos de imigração e asilo

  • ECO
  • 6 Junho 2024

Governo liderado por Luís Montenegro aceitou a proposta do Conselho Superior da Magistratura para a criação de um Tribunal da Imigração e Asilo, que vai surgir em Lisboa.

O Governo aceitou a proposta do Conselho Superior da Magistratura (CSM) para criar um tribunal especializado em questões relacionadas com a imigração e asilo, avança o Público (acesso pago).

Este tribunal terá competências exclusivas “em tudo o que respeita a imigração e asilo, desde a detenção e expulsão de migrantes, aos processos relativos aos menores não acompanhados (ou acompanhados por pessoas que não se sabe se são familiares), terminando nos processos administrativos de asilo e autorização de residência (próprios dos tribunais administrativos)”, explica Tiago Pereira, vogal do CSM.

Vai ser criado em Lisboa e, possivelmente, mais tarde noutra cidade. O nome proposto é Tribunal da Imigração e Asilo, ainda que não haja uma decisão tomada quanto à designação. O tribunal terá jurisdição comum e administrativa, e secções de Família e Menores, de Pequena Instância Criminal e de Administrativo.​

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vai ser criado um tribunal para tratar em exclusivo de processos de imigração e asilo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião