Transporte de mercadorias por estrada e ferrovia caiu no arranque do ano

Dados do INE revelam que apesar de o número de embarcações de comércio que entraram nos portos nacionais ter diminuído ligeiramente (-0,9%), o movimento de mercadorias aumentou.

O transporte de mercadorias por via ferroviária recuou 6,5% no primeiro trimestre deste ano, face ao período homólogo, enquanto o transporte de mercadorias por via rodoviária encolheu 12,6%, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Entre janeiro e março, foram movimentadas 2,2 milhões de toneladas por via ferroviária em território nacional, o que representa uma queda de 6,5% face ao primeiro trimestre de 2023 e de 2,3% face ao trimestre anterior. O decréscimo é justificado com a diminuição do tráfego nacional, que encolheu 12,1% face ao período homólogo, dado que o transporte de mercadorias em tráfego internacional cresceu 6,9% face a igual trimestre do ano passado, indica o gabinete de estatísticas.

Também o transporte rodoviário de mercadorias continuou a encolher, tendo recuado 12,6% para 29,1 milhões de toneladas no primeiro trimestre, face ao trimestre anterior. Já a queda em cadeia foi de 7,3%. “Ambas as tipologias de transporte registaram decréscimos: o transporte nacional contraiu 12,4% para 24,4 milhões de toneladas enquanto o transporte internacional reduziu-se em 13,4% para 4,6 milhões“, realça o INE.

Os dados do INE revelam ainda que apesar de o número de embarcações de comércio que entraram nos portos nacionais terem diminuído ligeiramente (-0,9%), o movimento de mercadorias aumentou. “Movimentaram-se 20,6 milhões de toneladas de mercadorias, correspondendo a um aumento de 2,5%, após o decréscimo de 2,5% registado no quarto trimestre de 2023”, lê-se.

Transporte de passageiros aumenta por barco, comboio, metro e avião

Já no que toca ao transporte de passageiros, o INE indica que o transporte de passageiros por via fluvial registou um aumento de 8% relativamente ao primeiro trimestre de 2023, atingindo 5,2 milhões de passageiros. Ao mesmo tempo, entre janeiro e março viajaram por comboio 51,8 milhões de passageiros, uma subida de 17% face ao período homólogo.

Quanto ao metropolitano, foram transportados 67,9 milhões de passageiros no primeiro trimestre, o que representa uma subida de 5% face ao primeiro trimestre de 2023. “Este aumento resultou, exclusivamente, das melhorias homólogas registadas em janeiro e em fevereiro de 2024, já que em março de 2024 o número de passageiros transportados por metropolitano decresceu 3,3% em termos homólogos” nota o instituto.

Já no que toca ao tráfego aéreo, os aeroportos portugueses receberam 13,6 milhões de passageiros no primeiro trimestre deste ano, mais 5,9% face ao mesmo período de 2023, tal como já havida sido divulgado pelo INE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Transporte de mercadorias por estrada e ferrovia caiu no arranque do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião