Grupo agroindustrial de Santarém compra dona da Izidoro a fundo de capital de risco

Centenária Montalva, que tem sede no Montijo, fatura 200 milhões de euros e emprega mil pessoas, passa para as mãos do ribatejano Valgrupo, detido pelo casal Fernando Vicente e Anabela Tereso.

O Valgrupo, que tem sede em Alcanede (Santarém) e é constituído por um total de 32 empresas dedicadas a 12 unidades de negócio na área da produção animal, vai comprar à private equity ECS Capital a centenária Montalva, que fatura perto de 200 milhões de euros e é dona da conhecida marca Izidoro.

A operação de concentração, já comunicada à Autoridade da Concorrência, prevê a aquisição do controlo exclusivo da Monte D’Alva SPGS por parte de uma sociedade detida pela Valsabor, envolvendo também a equipa de gestão da Montalva. Especializada no abate de suínos e transformação de carne, esta empresa pertence ao Valgrupo, que soma 1.500 trabalhadores diretos, além de suportar 400 indiretos.

“Está a ser equacionada a realização de uma operação de aquisição envolvendo um parceiro estratégico, a Valsabor, e a equipa de gestão da Montalva. Uma eventual operação terá sempre o intuito de potenciar o desenvolvimento da empresa e de continuar a criar valor para todos: consumidores, clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros”, disse ao ECO fonte oficial da Montalva.

Fundado em 1989, o ribatejano Valgrupo detido pelo casal Fernando Vicente e Anabela Tereso, que tem os dois filhos na gestão, é um dos maiores operadores do setor em Portugal. Faturou mais de 700 milhões de euros no ano passado, produzindo cerca de 1,8 milhões de suínos, 750 mil perus e ainda 4.000 bovinos.

Além do abate, transformação e comercialização de produtos alimentares, conta com um centro de inseminação artificial, distribuição de medicamentos veterinários ou produção de rações. Atua ainda em setores como a construção de infraestruturas (antiga Ricel, em Porto de Mós), a produção de vinho – comprou a Quinta da Atela (Alpiarça) em 2017 – ou a realização de eventos.

Confirmando-se a aprovação desta operação por parte da AdC, prepara-se assim para juntar a este conglomerado empresarial a Montalva, que tem sede no Montijo e emprega cerca de mil pessoas. A dona da marca Izidoro, que exporta para mais de 30 países, conta com um total aproximado de 30 explorações de produção animal e oito unidades industriais em Portugal.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo agroindustrial de Santarém compra dona da Izidoro a fundo de capital de risco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião