CReSAP considera “adequado” perfil dos membros da administração da AICEP

  • Lusa
  • 6 Junho 2024

A partir de agora, a nova administração da AICEP está em condições de iniciar funções, depois da anterior liderada por Filipe Santos Costa ter sido demitida no início da semana.

No parecer da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP), os membros da administração da AICEP indicados pelo Governo foram considerados adequados, disse à Lusa fonte oficial do ministério da Economia. A nova administração da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) foi anunciada esta semana e é liderada pelo professor e consultor Ricardo Arroja.

O parecer da CRESAP sobre os novos membros do Conselho de Administração da AICEP foi aprovado esta quinta-feira, tendo a entidade considerado “adequado” o perfil de todos os indicados pelo Governo, adiantou a mesma fonte. Ou seja, trata-se de um parecer sem reservas. A partir de agora, a nova administração da AICEP está em condições de iniciar funções, depois da anterior liderada por Filipe Santos Costa ter sido dissolvida no início da semana.

Ricardo Arroja é professor convidado na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho desde 2018, em disciplinas de economia bancária e financeira e de comércio internacional. Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, com título de especialista em Finanças, Banca e Seguros, é também doutorado em Ciências da Administração pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Entre 2015 e 2021, foi membro da direção nacional da Ordem dos Economistas, e “conta também com extensa experiência como consultor em assuntos relacionados com finanças empresariais e banca, e como consultor de organizações internacionais multilaterais, como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em matérias de políticas públicas”, lê-se na Resolução de Conselho de Ministros (RCM).

A RCM estabelece ainda que Francisco Miguel Pinheiro Catalão “exerce funções como vogal executivo com o pelouro financeiro”. Francisco Pinheiro Catalão é doutorado em gestão, mestre em finanças e licenciado em Economia e tem uma pós-graduação em análise financeira.

Integra ainda a administração da AICEP Maria Madalena de Sousa Monteiro Oliveira e Silva, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, Universidade Clássica de Lisboa, mestrado em Direito Internacional Público pela Universidade de Direito, de Economia e de Ciências Sociais de Paris (Paris II), pós-graduação em Direito Comunitário no Colégio da Europa, Bruges (Bélgica) e curso de Gestão para Executivos, Universidade Católica Portuguesa.

Joana Gaspar é outro dos nomes que compõem o órgão e era até à data coordenadora do Centro de Estudos e Análises Estratégicas do Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, tendo sido chefe da Divisão NATO na Direção de Serviços de Segurança e Defesa (2021-2022) e cônsul-geral de Portugal em Londres (2014-2018).

A completar a equipa está Paulo Rios de Oliveira, consultor de empresas nas áreas da gestão e comunicação e advogado desde 1990. Foi deputado do PSD à Assembleia da República desde 2011, com exercício, entre outras, das funções de coordenador da Comissão de Economia e de vice-presidente de grupo parlamentar com a área da Economia. Agora, a administração da AICEP tem de apresentar uma proposta de objetivos anuais para o mandato 2024-2026, a incluir nos contratos de gestão a celebrar, com a “máxima brevidade possível”, de acordo com a RCM.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CReSAP considera “adequado” perfil dos membros da administração da AICEP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião