“O campeonato do BCP não é o campeonato do maior”, diz Miguel Maya
CEO do BCP garante que o banco nunca fará uma proposta de aquisição apenas com o objetivo de aumentar a quota de mercado e vê com “tranquilidade” posição da CGD numa eventual corrida ao Novobanco.
O presidente executivo do BCP garante ver “com total tranquilidade” o posicionamento da Caixa Geral de Depósitos (CGD) numa eventual corrida à compra do Novobanco. Perante essa possibilidade, Miguel Maya rejeita, em entrevista ao Jornal de Negócios (acesso pago), a ideia de que o BCP deixe de ser líder do mercado. “O campeonato do BCP não é o campeonato do maior. O campeonato do BCP é o campeonato da melhor qualidade de serviço, de rendibilidade e de capacidade de remunerar adequadamente os acionistas“, sublinha.
O banqueiro assinala, por sua vez, que os concorrentes do BCP são os da união bancária, pelo que a sua preocupação são as condições dadas pelo Estado português para que possa ter “os mesmos argumentos” no mercado que a concorrência. No entanto, ainda vê fatores que a distorcem, tais como as “contribuições específicas em Portugal”. “Nomeadamente e no caso do BCP, tudo o que tem a ver as contribuições que alimentam o mecanismo de capitalização contingente do Novobanco, que é um fardo muito pesado nas contas do BCP“, refere, a título de exemplo.
Na entrevista, Miguel Maya diz-se seguro de que os atuais acionistas do banco não serão um “entrave” a uma operação de compra, se a oportunidade surgir, desde que esta crie valor. Nesse sentido, realça que “nunca o BCP fará uma proposta de qualquer consolidação apenas tendo como perspetiva a aumentar a sua quota de mercado“.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“O campeonato do BCP não é o campeonato do maior”, diz Miguel Maya
{{ noCommentsLabel }}