Hoje nas notícias: Margarida Blasco, Campos Fernandes e idosos
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
A ministra da Administração Interna considera que a formação que está a ser dada vai retirar a “fruta podre” das forças de segurança. Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde de António Costa, é contra frentismos e defende que AD e PS discutam o Orçamento para 2025: “Não me parece que uma crise política, em novembro deste ano, vá favorecer o PS.” Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.
Formação “vai retirar a fruta podre” das forças de segurança, diz ministra Margarida Blasco
A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, mostra-se intransigente com “movimentos radicais” nas forças de segurança e promete “tolerância zero”, valorizando o facto de os maiores sindicatos dos polícias não se terem deixado “instrumentalizar” pelo Chega. “Penso que [esses movimentos] vão desaparecer rapidamente, porque a formação que estamos a dar (…) vai retirar a fruta podre do grande cesto que são as forças de segurança”, disse a governante, em entrevista.
Leia a entrevista completa no Diário de Notícias (acesso pago)
Contra frentismos, Adalberto Campos Fernandes defende que PS e AD discutam OE2025
Convidado pela atual ministra da Saúde para estudar o financiamento dos hospitais universitários, Adalberto Campos Fernandes, que tutelou a pasta num dos governos de António Costa, defende que haja mais aproximações entre o PS e o PSD no futuro. “O Estado é mais bem servido quando existem princípios de colaboração”, defende o ex-governante, em entrevista, dizendo que a reforma na Justiça seria um bom exemplo disso. Defendendo que socialistas e Governo negoceiem o próximo Orçamento, Campos Fernandes recusa uma “lógica frentista” e considera que uma crise política em novembro não iria favorecer o PS.
Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado)
Novo apoio a pensões baixas chega a metade dos idosos
Nos últimos dois meses, mais 14 mil idosos com pensões baixas foram apoiados com o complemento solidário para idosos (CSI), apesar de o Governo estimar um universo de 24 mil novos beneficiários na sequência das alterações ao apoio. De acordo com os dados do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, o número de pedidos validados ascendeu a 9.615 em maio e a 4.986 em junho, estando ainda em análise 964 processos.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Governo quer alargar benefícios que já valem 11% da despesa fiscal
O regime dos residentes não habituais (RNH) e o Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE), dois dos principais regimes que o Governo quer alterar no âmbito do pacote de medidas para a economia, custaram 1.850 milhões de euros aos cofres do Estado, o correspondente a 11% da despesa fiscal total em 2023. Com o Sifide, o Estado abdicou de 608,8 milhões de euros de receita de IRC, mais 9% do que em 2022, enquanto a receita não cobrada no âmbito do RNH atingiu os 1.229,6 milhões de euros no ano passado, o mesmo valor de 2022.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Burger King quer abrir 50 restaurantes e contratar mais 1.500 trabalhadores em três anos
O Burger King quer abrir mais 50 restaurantes em Portugal nos próximos três anos, o que vai implicar a contratação de até 1.500 funcionários, revelou o diretor-geral, Domingos Esteves. Só este ano a marca tem previsto abrir “perto de 15 restaurantes”, dos quais já foram abertos seis. “Chegaremos ou ultrapassaremos, provavelmente, os 200 restaurantes”, indicou Domingos Esteves, salientando que a marca não pretende “estar só nas grandes cidades”.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Margarida Blasco, Campos Fernandes e idosos
{{ noCommentsLabel }}