5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que entra em vigor a medida de isenção do IMT e imposto de selo para os jovens, o Novobanco e Santander apresentam resultados. Já o Banco de Portugal revela a dívida pública.

Entra em vigor esta quinta-feira a medida de isenção do IMT e imposto de selo para os jovens, no mesmo dia em que o Novobanco e Santander apresentam os seus resultados semestrais. Já o Banco de Portugal revela a dívida pública, enquanto o INE tira “foto” ao setor do turismo e o Eurostat divulga dados relativos ao desemprego na Zona Euro e União Europeia no mês de junho.

Banco de Portugal revela dívida pública

Esta quinta-feira, o Banco de Portugal (BdP) vai divulgar os dados da dívida pública referentes a junho de 2024. No primeiro trimestre do ano, a dívida pública portuguesa voltou a superar a fasquia dos 100% do Produto Interno Bruto (PIB). O BdP dá ainda a conhecer o indicador compósito de stress financeiro e dados quanto ao mercado monetário e as taxas de câmbio, referentes ao mês de julho.

Entra em vigor isenção do IMT e Imposto de Selo para os jovens

Entram esta quinta-feira em vigor as medidas que visam ajudar os jovens na aquisição da primeira habitação permanente, depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter promulgado na terça-feira passada o diploma que permite aos jovens até aos 35 anos ficarem isentos do pagamento de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e Imposto de Selo (IS). Segundo cálculos do ECO, na carteira dos jovens, esta medida traduz-se, por exemplo, numa poupança de 13.378 euros de IMT e IS na compra de uma casa de 300 mil euros.

INE tira “foto” ao setor do turismo

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga a Conta Satélite do Turismo para Portugal referente ao ano passado. Os dados permitirão dar a conhecer qual o peso do setor na economia nacional, bem como a despesa dos residentes e não residentes. Além disso, o INE dá ainda a conhecer os índices de produção industrial referentes a junho.

Como evoluiu o desemprego na Europa?

A Eurostat também divulga esta quinta-feira os dados relativos ao desemprego na Zona Euro e União Europeia em junho. Em maio de 2024, a taxa de desemprego da Zona Euro foi de 6,4%, enquanto a taxa de desemprego da UE se situou nos 6%, com a taxa de desemprego em Portugal (6,5%) a superar as médias europeias.

Novobanco e Santander apresentam resultados

Esta manhã vão ser conhecidos os resultados semestrais do Novobanco e do Santander. Em 2023, o lucro do Novobanco subiu 33% para 743 milhões, enquanto o Santander Totta viu os seus lucros crescerem 70% para os 1.030 milhões de euros no ano passado. No panorama internacional, Apple, Amazon e Intel também apresentam contas após o fecho da bolsa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião