Greenvolt vai criar comunidades de energia para a indústria na Indonésia
A Greenvolt vai introduzir o conceito de comunidade de energia na Indonésia, país no qual pretende servir a indústria com esta solução.
O Grupo Greenvolt assinou um Memorando de Entendimento (MdE) com a Himpunan Kawasan Industri Indonesia (HKI), com o objetivo de ajudar a indústria da Indonésia a dar passos concretos no processo de transição energética. Através da Emerging Solar Indonesia (ESI), vão levar energia renovável às empresas, fomentando a partilha de energia obtida a partir da irradiação solar.
Uma das principais iniciativas será a introdução do conceito de Comunidade de Energia, uma solução inovadora de partilha de energia já implementado pela Greenvolt em Portugal. Desta forma, as empresas poderão partilhar entre si a energia obtida através da irradiação solar, com benefícios em termos ambientais, mas também financeiros, fruto da redução da sua fatura energética, garante a empresa liderada por João Manso Neto, através de um comunicado.
“Os parques industriais devem transformar-se imediatamente em parques industriais de quarta geração que integrem tecnologia ambientalmente consciente”, afirmou o Ministro da Indústria, Agus Gumiwang Kartasasmita, na abertura do XXIV HKI National Working Meeting. O Executivo quer acelerar a adoção de energia renovável para alcançar a neutralidade carbónica até 2050.
As emissões de dióxido de carbono (CO2) do setor industrial da Indonésia ascendem a mais de 238 milhões de toneladas ao ano, e para as reduzir a Indonésia pretende promover soluções de energia solar, tanto através de grandes centrais solares, como através de soluções para autoconsumo individual e coletivo.
“Temos know-how no desenvolvimento de soluções de Geração Distribuída de energia renovável em várias geografias. Estamos entusiasmados por podermos trazer esse conhecimento para a Indonésia, permitindo às empresas passarem a beneficiar da energia solar”, refere Ricardo Mendes Ferreira, diretor executivo da Greenvolt para a Geração Distribuída de energia renovável.
“A ESI está entusiasmada com esta parceria com a HKI que permitirá aos membros da associação obterem acesso a energia renovável para um futuro mais sustentável. Não só beneficiarão da redução da sua pegada de carbono, mas também do aumento da competitividade do seu investimento”, refere Harry Radcliffe, CEO da ESI.
Sanny Iskandar, chairman do HKI, salienta que a parceria com a “ESI será um game changer para a indústria indonésia. Ao combinarmos os nossos recursos e experiência, podemos criar um futuro mais sustentável para o setor industrial indonésio, ao mesmo tempo que apoiamos o ambicioso objetivo do Governo da Indonésia de alcançar o Net Zero através da aposta nas energias renováveis”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Greenvolt vai criar comunidades de energia para a indústria na Indonésia
{{ noCommentsLabel }}