Custos das empresas com salários aumentam 7,2% no segundo trimestre
Os custos salariais por trabalhador aumentaram 7,2% no segundo trimestre, uma aceleração face ao primeiro, enquanto os outros custos subiram 7,1%, segundo novos dados do INE.
Os custos das empresas com os salários dos seus trabalhadores aceleraram no segundo trimestre do ano. Os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que os custos salariais subiram 7,2% em termos homólogos. Também os outros custos — que incluem, nomeadamente, impostos e seguros de saúde — engordaram, entre abril e junho.
“Os custos salariais (por hora efetivamente trabalhada) aumentaram 7,2% (6,6% no trimestre anterior) e os outros custos do trabalho (também por hora efetivamente trabalhada) aumentaram 7,1% (6,6% no trimestre anterior)”, indica o gabinete de estatísticas, no destaque publicado esta terça-feira de manhã.
No que diz respeito aos montantes despendidos com remunerações, o maior aumento foi registado na indústria (10%), enquanto o menor foi verificado na Administração Pública (4,7%).
Também quanto aos custos não salariais, o maior reforço foi contabilizado na indústria (9,9%) e o menos no Estado (4,5%).
Com estas variações dos custos salariais e dos outros custos, o índice de custo do trabalho cresceu 7,2%, em termos homólogos, acelerando face ao trimestre anterior.
“A evolução homóloga do ICT [Índice de Custo do Trabalho] resultou também da conjugação do acréscimo de 6,3% no custo médio por trabalhador e do decréscimo de 0,8% no número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador”, explica o gabinete de estatísticas.
(Notícia atualizada às 11h56)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Custos das empresas com salários aumentam 7,2% no segundo trimestre
{{ noCommentsLabel }}