Portugal foi o quinto país da UE que mais reduziu emissões no primeiro trimestre
Portugal está entre os 12 países que conseguiram diminuir as emissões com efeito de estufa e, ao mesmo tempo, aumentar a riqueza.
A emissão de gases com efeito de estufa produzidos pela economia dos países da União Europeia (UE) diminuiu 4% no primeiro trimestre deste ano, em comparação o mesmo período de 2023, divulgou o Eurostat. Portugal foi o quinto que mais reduziu as emissões neste período e, ao mesmo tempo, conseguiu aumentar a riqueza.
O gabinete de estatística da UE calcula que, nos três meses de arranque do ano, os 27 Estados membros produziram um total de 894 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente, um decréscimo de 4% em termos homólogos.
Entre os 27, foram apenas os 20 Estados-membros que reduziram as suas emissões, sendo que as maiores descidas verificaram-se na Bulgária (-15,2%), Alemanha (-6,7%) e Bélgica (-6%). Malta, Lituânia, Letónia, Grécia, Roménia e Eslovénia moveram-se em sentido contrário.
Dos 20 países que melhoraram em termos de emissões, oito registaram também uma quebra na economia, enquanto os restantes 12, grupo no qual se inclui Portugal, “conseguiram reduzir as emissões ao mesmo tempo que o PIB cresceu”. Portugal reduziu as suas emissões ligeiramente acima dos 5% nos primeiros três meses do ano, enquanto a economia cresceu 1,4% em termos homólogos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal foi o quinto país da UE que mais reduziu emissões no primeiro trimestre
{{ noCommentsLabel }}