Nova FCSH lança cursos gratuitos sobre competências digitais
Com o mercado de trabalho a mudar, jovens precisam de novas competências digitais. Nova FCSH tem abertas inscrições (até 6 de setembro) para cursos sobre este tema.
Estão abertas as candidaturas para os novos cursos sobre competências digitais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Nova FCSH). Até 6 de setembro, os estudantes e os licenciados podem avançar com a sua inscrição. Os cursos são gratuitos.
“A Nova FCSH reforça o seu compromisso com a transformação digital e tem abertas as candidaturas ao novo programa de competências digitais“, informa esta quinta-feira a faculdade, numa nota enviada às redações.
O programa inclui cursos em quatro grandes áreas: literacia da informação digital, criação de conteúdos digitais, comunicação digital e cidadania e soluções de base tecnológica.
No que diz respeito à literacia da informação digital, estão disponíveis, por exemplo, cursos sobre curadoria de informação, produção musical e métodos digitais para a escrita da história.
Já quanto à criação de conteúdos digitais, estão previstas ações, nomeadamente, sobre deteção remota e processamento digital de imagem, bem como sobre sistemas de informação geográfica.
Por outro lado, no âmbito da comunicação digital e cidadania, está previsto, por exemplo, um curso sobre design de interação e experiência do utilizador.
E no que toca às soluções de base tecnológica, estão abertas as inscrições para o curso de expressão regulares para a análise de dados textuais.
Há 10 a 25 vagas previstas para cada curso, sendo que alguns decorrerão em regime remoto e outros em regime híbrido.
As candidaturas devem ser feitas online, sendo que estes cursos destinam-se especificamente a “jovens e adultos licenciados ou estudantes de licenciaturas das áreas não CTEAM (ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática)”, que tenham residência em Portugal.
Estes cursos foram criados no âmbito do consórcio “Digital Sul + Ilhas”, que junta a Universidade Nova de Lisboa a cinco outras instituições do ensino superior: a Universidade do Algarve, a Universidade de Évora, a Universidade da Madeira, a Universidade dos Açores e a instituição Egas Moniz. O consórcio tem o apoio do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
“O consórcio visa capacitar os participantes com as habilidades digitais essenciais para um mercado de trabalho em rápida evolução”, remata a Nova FCSH na nota enviada às redações.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nova FCSH lança cursos gratuitos sobre competências digitais
{{ noCommentsLabel }}