Nova plataforma avalia potencial de requalificação profissional dos trabalhadores
Prémio Nacional de Inovação foi atribuída a nova plataforma que, usando Inteligência Artificial, avalia potencial de requalificação dos profissionais dos trabalhadores.
Com a procura por profissionais qualificados a aumentar entre as empresas portuguesas, a Code for All decidiu criar uma nova plataforma que usa Inteligência Artificial (IA) para avaliar o potencial de requalificação dos trabalhadores e, assim, agilizar a seleção de candidatos para formação. O projeto Máquina de Identificação de Talento (MIT) foi o vencedor da edição deste ano do Prémio Nacional de Inovação, na categoria dedicada à educação.
Fundada em 2015, a Code for All foi até recentemente conhecida como Academia de Código. Oferece formação em tecnologia, através de bootcamps intensivos e outros cursos de upskilling e reskilling, pelo que tem vindo a ajudar os empregadores nacionais a requalificar os seus trabalhadores, conforme já escreveu o ECO.
Desta vez, a Code for All decidiu criar uma nova plataforma que, com recurso a IA, machine learning (ML) e análise psicométrica, vai “identificar os candidatos com alto potencial de requalificação“, para que estes possam, então, avançar para ações formativas, de acordo com uma nota enviada esta segunda-feira às redações.
“A avaliação do MIT, que analisa não só competências técnicas, mas também humanas, começa com a recolha de data points, medidos através da interação dos candidatos com a plataforma, que são posteriormente utilizados por um modelo de predição com recurso a IA e ML“, explica a empresa.
E detalha: “Ao longo do processo, é analisada, assim, toda a performance e os indicadores psicométricos dos utilizadores, que se
convertem em recomendações quantitativas que permitem selecionar os mais indicados para o curso“.
O projeto está ainda em desenvolvimento, mas já permitiu melhorar a taxa de conversão dos candidatos, garante a Code for All, que explica que a plataforma é de utilização gratuita e sem quaisquer vínculos, isto é qualquer profissional pode usá-la para descobrir se a área de programação é mais indicada para o seu futuro.
“Para tal, os interessados devem realizar a inscrição no Bootcamp de Programação Full-Stack e realizar, posteriormente, a avaliação no MIT”, explica a empresa. A inscrição é gratuita, não implica qualquer compromisso, pelo que, depois de usarem o MIT, os profissionais podem decidir não avançar com a formação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nova plataforma avalia potencial de requalificação profissional dos trabalhadores
{{ noCommentsLabel }}