Hoje nas notícias: Saúde, Segurança Social e não executivos
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
São 323 mil os cidadãos que não têm a informação completa no Registo Nacional de Utentes, mas, na primeira fase da atualização da base de dados do SNS, serão notificados apenas os 265 mil que têm número de telemóvel ou e-mail nos registos. São já seis os novos diretores nos 18 centros distritais da Segurança Social. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.
Mais de 300 mil utentes em risco de serem retirados das listas dos centros de saúde
Arranca esta quarta-feira uma nova atualização da base de dados do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Numa primeira fase, os cidadãos com informação incompleta nos centros de saúde vão ser contactados pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) para se deslocarem às suas unidades e preencherem os dados em falta, evitando, assim, que fiquem sem médico de família. No total, 323 mil pessoas não têm os dados completos no Registo Nacional de Utentes (RNU), mas por enquanto serão notificadas as 265 mil que têm número de telemóvel ou e-mail nos registos. Os restantes 58 mil sem contactos nos ficheiros serão contactados mais tarde, o que implicará recorrer “a juntas de freguesia e, eventualmente, in extremis, ir bater à porta das pessoas”, segundo uma fonte da ACSS. O regulamento do RNU exige que os utentes tenham todos os dados biográficos preenchidos e a apresentem identificação e o registo de residência nacional.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Governo está a substituir diretores distritais da Segurança Social
Por todo o país, o Governo está a substituir diretores dos centros distritais do Instituto da Segurança Social (ISS). Até agora, foram publicadas cinco nomeações em Diário da República e pelo menos duas foram noticiadas pela imprensa local, ainda que uma delas seja uma recondução e outra seja uma nomeação por ausência prolongada. Significa que já foram substituídos seis dos 18 dirigentes dos centros distritais. Cinco dos novos nomes têm ligações claras ao PSD e os escolhidos nem sempre têm currículo na área da Segurança Social.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Não executivos passam pouco tempo nos bancos
Um estudo publicado esta semana pelo Banco de Portugal (BdP) concluiu que os administradores não executivos dos bancos dedicam, em média, 15 horas semanais e 74 dias por ano às funções que aí desempenham. Já os vogais não executivos dedicam 51,7 dias anuais ao desempenho dos seus cargos, o que corresponde a uma média de 10,5 horas semanais. O supervisor bancário fala numa “tendência de as instituições e os candidatos propostos para as funções de membro não executivo — seja em órgão de administração ou em órgão de fiscalização — subestimarem o tempo necessário ao exercício efetivo das tarefas inerentes ao cargo”.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível).
Governo mantém ex-presidente da Parpública na administração da Estamo
José Realinho de Matos presidia à Parpública desde que foi nomeado em novembro do ano passado para o mandato de 2023-2025, mas, na semana passada, o Governo decidiu mudar a administração da holding do Estado que detém participações em empresas e nomear Joaquim Cadete para o lugar. No entanto, José Realinho de Matos vai manter-se como vogal do conselho de administração da Estamo, detida a 100% pela Parpública, até ao fim do mandato, que deverá acabar no final deste ano.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).
Quatro em cada dez concelhos ganharam crianças
Portugal fechou 2023 com mais 2.296 crianças até aos 14 anos, um crescimento que se verificou em 43% do território nacional. Ao todo, 132 concelhos registaram um aumento de residentes até aos 14 anos, de acordo com as estimativas de população do Instituto Nacional de Estatística (INE). No “top 10”, tirando Porto e Torres Vedras, todos os outros integram a Área Metropolitana de Lisboa (AML), enquanto imediatamente a seguir surge Portimão e Albufeira.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Saúde, Segurança Social e não executivos
{{ noCommentsLabel }}