Espanha mais atrativa para a refinaria de lítio da Bondalti
A Bondalti confessa que Espanha parece ter condições mais atrativas para receber a refinaria de lítio que o grupo quer abrir até 2027. Já a Savannah afirma que a AMG tem Portugal no radar.
O administrador da Bondalti Luís Delgado afirma que a Liftium, a empresa criada pelo grupo para atuar na cadeia de valor do lítio, mantém o objetivo de iniciar a produção da fábrica de refinação em 2027. O que está em discussão é a localização, com Portugal e Espanha como hipóteses. No entanto, o país vizinho posiciona-se neste momento como mais atrativo em termos de licenciamento da unidade, o que pode ser mesmo o fator de desempate, e levar a fábrica para o lado de lá da fronteira.
“2027 mantém-se como objetivo” para o início de operação da fábrica de refinação de lítio, garantiu Luís Delgado, na conferência Energy 2024, organizada pelo ECO e que teve lugar esta quinta-feira, em Lisboa. “O tema fundamental é localização, que está a ser discutido”, continuou.
Se os custos da energia são fulcrais na decisão, “o tema absolutamente crítico é o licenciamento de unidades industriais. E aí, na comparação entre Portugal e Espanha, Espanha sai melhor na fotografia“, indicou. Na opinião deste gestor, a localização deveria mesmo ser Portugal, “por várias razões” que acabou por não elaborar, mas o assunto “tem de ser avaliado de forma fria”, conclui.
Por outro lado, Emanuel Proença, CEO da Savannah Resources em Portugal – a empresa que tem a concessão para explorar o lítio de Boticas – afirma que tem discutido com o acionista AMG Critical Material a hipótese de esta empresa erguer uma refinaria de lítio em Portugal.
“Estamos em discussão com eles para uma das próximas refinarias vir para Portugal“, indicou o CEO, apesar de reconhecer que a decisão “ainda vai demorar”, pois “há muito a avaliar”. No entanto, diz-se satisfeito que “Portugal esteja a dar bons passos” no sentido de assinalar a sua presença como potencial recetor destes projetos.
A AMG vai inaugurar na próxima semana uma refinaria de lítio na Europa. Proença apontou ainda que desde o início do ano Marrocos já anunciou que irá receber seis fábricas de grande dimensão de veículos elétricos, num investimento de 10 mil milhões de euros, investimentos que Portugal “deveria conseguir atrair”. No entanto, mostra-se confiante de que o país atrairá outros projetos semelhantes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Espanha mais atrativa para a refinaria de lítio da Bondalti
{{ noCommentsLabel }}