Colt investe um milhão de euros em Portugal
Empresa investiu um milhão de euros em Portugal com a ligação de dois centros de dados ligados em Carnaxide e Linda-a-Velha, ficando assim com 15 centros na rede de banda larga.
A Colt Portugal reforçou a infraestrutura de rede com a expansão do “Global IP Transit Backbone and Services” a Lisboa e duas novas ligações aos centros de dados da AtlasEdge e da Altice em Carnaxide e Linda-a-Velha, respetivamente. Nesta nova expansão foi feito um investimento de um milhão de euros, adianta a empresa ao ECO.
“O valor do investimento total feito na ligação aos dois novos data centres (AtlasEdge + Altice) e no IP Pop/IP Transit é de um milhão de euros. Investimento efetuado em 2024″, adianta Carlos Jesus, vp global service delivery e country manager da Colt Technology Services em Portugal, ao ECO. Valor que reforça o investimento no país feito pela operadora desde a sua entrada, na ordem dos 115 milhões de euros.
O responsável da Colt destaca a relevância destas novas ligações. “Até à data não havia nenhum ponto de interligação internacional (PoP) de nível de topo (Tier1) em Portugal. O Global IP Transit Backbone and Services da Colt será o primeiro e permite que o nosso país passe a dispor de um ponto de entrada direto à rede Tier1 de Transito IP, que é a principal a nível mundial”, explica. “Os pontos de interligação até agora eram Frankfurt (Alemanha) e Londres (Reino Unido), e a partir de agora Lisboa/Portugal entra também nesta equação, criando uma clara vantagem competitiva para o país no contexto das telecomunicações à escala global”, destaca.
“Portugal tem um papel fulcral na diversificação da conectividade e em evitar a saturação das redes de comunicações, afirmando-se como uma verdadeira porta de entrada para a Europa e uma via direta de acesso das empresas de todo o mundo a um mercado de mais de 750 milhões de potenciais consumidores”, continua, seja “pelas rotas das comunicações terrestres que permite e potencia ligando a Península Ibérica ao Norte da Europa, seja porque possui vários centros de amarração dos cabos submarinos que garantem as comunicações da Europa com as Américas, a África e a Ásia”.
Com esta ligação internacional e as novas ligações dos dois centros de dados no país, a operadora aumenta a capilaridade da sua rede — passa a ter 15 centros — e reforça a “posição estratégica de Portugal também no contexto do próprio Grupo Colt”, diz ainda.
A Colt Portugal, atualmente, dispõe em Portugal de 130 colaboradores. “De momento só temos a decorrer campanhas de recrutamento para substituição das pessoas que saem”, diz o country manager.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Colt investe um milhão de euros em Portugal
{{ noCommentsLabel }}