“Estamos a discutir muito pouco sobre o conteúdo, e muito sobre política”, diz Medina sobre OE2025
Medina esteve esta sexta-feira num painel sobre o papel das políticas públicas e aproveitou para deixar um recado: no OE2025 "estamos a discutir pouco sobre o conteúdo, e muito sobre política".
O ex-ministro das Finanças Fernando Medina atirou esta sexta-feira que a discussão do Orçamento do Estado para 2025 tem sido mais sobre política, do que sobre conteúdo. Num painel na apresentação do novo instituto de políticas públicas da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE), o antigo governante sublinhou também que o ambiente atual “não é o que vemos normalmente um mês antes da proposta orçamental entrar no Parlamento”.
“[O Orçamento do Estado para 2025] é um bom exemplo de onde podemos separar políticas públicas e política. A política pública é sobre conteúdo. Estamos a discutir muito pouco sobre o conteúdo e muito sobre política“, disse Fernando Medina.
A menos de um mês da entrega da proposta de Orçamento do Estado no Parlamento, o PSD ainda não conseguiu garantir a sua viabilização.
A redução do IRC e o IRS Jovem são dois dos pontos quentes da negociação com o PS, sendo que, sem o apoio dos socialistas, o Governo não conseguirá ver a sua proposta aprovada. Isto uma vez que não tem maioria absoluta no Parlamento, e o Chega (cuja abstenção abriria a porta à viabilização do Orçamento, mesmo sem o suporte do PS) já se colocou à parte das negociações.
Questionado esta tarde sobre se será possível fazer uma ponte entre o PS e o PSD nesta matéria, Fernando Medina começou por afirmar que não tem “nenhuma pista”. “Será suspense até ao fim“, disse. Mas acrescentou rapidamente que o Orçamento do Estado é precisamente um tema no qual se pode separar a política pública da política.
No entanto, a política pública é sobre conteúdo, o que tem sido discutido “muito pouco”, atirou Fernando Medina. “Da minha experiência, este não é o ambiente que vemos normalmente um mês antes da proposta de Orçamento entrar no Parlamento. Não é exatamente o ambiente que veríamos rumo a um acordo. Mas há muita inovação na política“, assinalou ainda o ex-ministro das Finanças.
Também sobre este tema, António Nogueira Leite, professor universitário e ex-secretário de Estado, frisou que “é importante o país não estar constantemente a ir para eleições“, mas admitiu que a possibilidade de uma ponte entre o PSD e o PS depende de vários fatores.
Atualizada às 16h36
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Estamos a discutir muito pouco sobre o conteúdo, e muito sobre política”, diz Medina sobre OE2025
{{ noCommentsLabel }}