Bancos europeus lançam plataforma de blockchain
Maiores bancos na Europa contrataram a IBM para criar uma plataforma com base na tecnologia blockchain. Objetivo é apoiar comércio internacional de pequenas e médias empresas.
Sete dos maiores bancos europeus estão a intensificar os seus esforços na implementação da tecnologia blockchain nos seus negócios financeiros, tendo selecionado a IBM para construir uma plataforma para que pequenas empresas possam financiar as suas operações transfronteiriças na região.
Esta decisão vem dar ênfase à potencialidade que muitos banqueiros apontam à tecnologia blockchain, a mesma que está por detrás de moedas digitais como a bitcoin, no setor financeiro e que já está, de resto, a ser usada noutros setores económicos.
De acordo com o jornal Financial Times (acesso pago / conteúdo em inglês), os bancos Deutsche Bank, HSBC, KBC, Natixis, Rabobank, Société Générale e Unicredit escolheram a tecnológica IBM para construir e hospedar um novo sistema de blockchain no sentido de fornecer serviços financeiros a pequenas e médias empresas exportadoras.
A blockchain é uma tecnologia que permite que dados encriptados sobre tudo, desde dinheiro até registos médicos, possam ser partilhados por muitas empresas, pessoas e instituições, de uma forma segura enquanto são atualizados e disponibilizados instantaneamente por todas as partes envolvidas.
Na indústria financeira, acredita-se que a tecnologia vai transformar o negócio do financiamento do comércio internacional. “Estamos convencidos de que a blockchain irá ter um grande impacto nos bancos no futuro e que o comércio financeiro é uma das áreas com maior potencial para beneficiar da tecnologia”, referiu Rudi Peeters, diretor de informação do KBC, citado pelo FT.
"Estamos convencidos de que a blockchain irá ter um grande impacto nos bancos no futuro e que o comércio financeiro é uma das áreas com maior potencial para beneficiar da tecnologia.”
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bancos europeus lançam plataforma de blockchain
{{ noCommentsLabel }}