DBRS tira rating do Novobanco do “lixo”
Desempenho do banco superou as estimativas dos analistas da agência de notação de risco.
O Novobanco entrou no patamar de investimento para a DBRS Morningstar. A agência de notação financeira acabou de melhorar o rating do banco português em dois níveis, de “BB (alto)” para “BBB”, com a perspetiva “estável”.
“A melhoria de dois níveis para o território de investimento reflete a rápida melhoria do banco em várias áreas, incluindo os resultados, o seu perfil de risco e a sua capitalização”, argumentam os analistas.
O desempenho do banco liderado por Mark Bourke superou as expectativas da DBRS. “O crescimento dos lucros foi suportado pelo processo de reestruturação bem-sucedido e por receitas de juros mais fortes”, refere a agência de rating. Por outro lado, “o perfil de risco melhorou devido à redução significativa do stock de ativos problemáticos antigos”, isto apesar de o rácio de NPL continuar acima da média da União Europeia (UE).
A DBRS nota ainda que o Novobanco diversificou as suas fontes de financiamento e reforçou a sua posição de capital através da geração orgânica de capital e redução dos ativos ponderados pelo risco.
O banco fechou o primeiro semestre com lucros de 370,3 milhões de euros, que se traduz numa rentabilidade dos capitais próprios de 17,4%. Apesar da descida dos juros, o Novobanco vai manter uma margem financeira elevada depois de ter implementado uma estratégia de hedging (cobertura) que reduz a sensibilidade a movimentos das taxas, observa a DBRS.
A agência lembra ainda o “progresso significativo” desde 2017 na redução do risco do balanço e do legado tóxico do BES. E não antecipa uma deterioração do malparado tendo em conta o forte mercado de trabalho em Portugal e ainda a melhoria financeira das famílias e empresas nos últimos anos.
Em relação ao capital, a DBRS espera o fim antecipado do acordo de capital contingente antes da data de vencimento no final de 2025. Se assim for, isso desbloqueará os dividendos, razão pela qual é expectável uma redução dos rácios de capital, embora se espere que mantenham em níveis robustos.
(Notícia atualizada às 15h47)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
DBRS tira rating do Novobanco do “lixo”
{{ noCommentsLabel }}