Governo aprova financiamento de 83 milhões para 22 projetos de hidrogénio renovável
22 projetos vão ter um financiamento comunitário de 83 milhões de euros e vão contribuir em grande parte para atingir a meta de capacidade adicional instalada que está prevista para 2026.
O Ministério do Ambiente e Energia, através do Fundo Ambiental, aprovou 22 projetos para a produção de hidrogénio renovável. Estes projetos têm um financiamento 83 milhões de euros disponibilizados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
As 22 candidaturas aprovadas vão permitir alcançar uma capacidade total de 178,5 megawatts (MW) na produção de hidrogénio e de outros gases renováveis, contribuindo desta forma para a meta de 200 MW de capacidade adicional instalada, prevista até ao primeiro trimestre de 2026.
As iniciativas que beneficiam deste financiamento abrangem diferentes tecnologias e setores, desde a produção de hidrogénio a partir de fontes renováveis até à sua utilização nos transportes e na indústria. O objetivo, lê-se na nota de imprensa, é colocar Portugal na vanguarda deste setor.
“Com este investimento, estamos a dar um passo decisivo para a transição energética em Portugal, promovendo a produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis, que são essenciais para a descarbonização de diversos setores da economia”, afirma a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, citada num comunicado enviado esta terça-feira às redações.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo aprova financiamento de 83 milhões para 22 projetos de hidrogénio renovável
{{ noCommentsLabel }}