Ir de férias é de carro, o transporte favorito em Portugal

Tal como os restantes europeus, os portugueses viajam sobretudo dentro do próprio país e fazem-no geralmente a bordo do seu carro.

Não são todos os portugueses mas quase: Portugal é o segundo país na Europa que mais utiliza o carro para viajar nas férias. Privado ou alugado, o destino é geralmente dentro das fronteiras e a estadia curta, até três noites.

Portugal é um dos melhores exemplos das tendências de férias na Europa, já que as confirma a todas. O Eurostat olhou à lupa as viagens dos europeus em 2015 e descobriu que três terços da população escolheu o país de residência como destino. Portugal está no top 5, com mais de 85% dos cidadãos a fazerem turismo no próprio país. O mesmo acontece em França, Espanha, na Roménia e na Grécia.

“Indo eu, indo eu…”

Para perto, é mais provável que a viagem seja feita de carro, relaciona o Eurostat. Quase dois terços dos europeus preferem deslocar-se de carro nas suas viagens, mas neste caso, os portugueses vão mesmo à frente da maioria dos países, com 80% da população a escolher este meio de transporte. O único país europeu que ultrapassa Portugal neste hábito é a Eslovénia, com o favoritismo pelos veículos automóveis nos 84%. Seguem-se a República Checa, Espanha, Bulgária, Hungria e França.

Se pensarmos em viagens para o estrangeiro, o cenário é diferente. Os carros caem para o segundo lugar das escolhas dos portugueses, com apenas 26% contra os 73% que viajam a bordo dos aviões. Só a Irlanda, o Chipre e Malta, territórios rodeados por mar, ultrapassam Portugal no que toca ao gosto por este transporte aéreo — registam 88%, 97% e 92% respetivamente.

A maioria das viagens dos europeus, mais precisamente 58%, não passou de uma estadia até três noites. Só na Grécia, Bélgica, Luxemburgo e Malta é que a tendência foi a inversa, com as estadias longas a sobreporem-se.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ir de férias é de carro, o transporte favorito em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião