Navigator já está a produzir embalagens para comida na nova fábrica de Aveiro

Nova unidade industrial tem capacidade para produzir 100 milhões de embalagens de papel por ano e divididas em três linhas de produtos, como pratos, recipientes para take-away ou cuvetes para carne.

A Navigator NVG 0,22% já arrancou a produção na nova fábrica de embalagens de celulose moldada em Aveiro, com três linhas de produto para aplicações de utilização única no setor alimentar: tableware (pratos, tigelas, copos); embalagens de take-away para o retalho alimentar e canal Horeca; e packaging alimentar, como cuvetes laminadas para carne e refeições prontas, e caixas para fruta e vegetais.

“Pioneira na produção de embalagens de celulose moldada de eucalipto”, a nova unidade industrial localizada em Cacia tem capacidade para produzir cerca de 100 milhões de embalagens por ano, estando “orientada para um mercado de elevado potencial de crescimento, totalmente alinhado com os desafios da redução da utilização de plástico de uso único”.

Em comunicado, o grupo liderado por António Redondo sublinha que estes sete produtos têm “flexibilidade produtiva e escalabilidade para aproveitar as diversas oportunidades que se abrem na substituição de plásticos e alumínio de uso único”. Em paralelo, está a desenvolver novos produtos, em parceria com clientes nacionais e internacionais, e a investigar “novas soluções de barreiras sustentáveis, bem como o ensaio de outras soluções comerciais”.

“Esta nova área enquadra-se na estratégia de negócio responsável, através da qual a Navigator quer continuar a contribuir para uma sociedade mais descarbonizada, valorizando o papel crucial das florestas plantadas e bem geridas na transição de um modelo fóssil, linear e sem futuro, para um modelo de bioeconomia circular, neutro em carbono e favorável à natureza”, refere na mesma nota enviada às redações.

Beneficiando do bom desempenho dos negócios de papel, tissue e packaging, assim como da redução nos custos, os lucros da Navigator aumentaram 16% no primeiro semestre deste ano, para 159 milhões de euros. O volume de negócios ascendeu a 1.066 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2024, um crescimento de 9% também em termos homólogos.

É no complexo industrial de Cacia que a Navigator produz anualmente 320 mil toneladas de pasta branqueada de eucalipto, direcionadas para a transformação em papéis especiais como décor, filtros, cigarros e tissues. Integra também uma central de cogeração a biomassa associada à fábrica de pasta e uma central termoelétrica de biomassa para a produção de energia renovável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Navigator já está a produzir embalagens para comida na nova fábrica de Aveiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião