DBRS sobe rating do Banco Montepio para “grau de investimento”

"Melhoria do risco, capitalização e rentabilidade" do Banco Montepio leva DBRS à terceira subida consecutiva do rating desde março de 2023, num total de quatro níveis.

Boas notícias para o Banco Montepio. A agência Morningstar DBRS acabou de subir os ratings do banco liderado por Pedro Leitão, com perspetiva de evolução positiva. No caso dos depósitos, isso significou passar da categoria “lixo” para o “grau de investimento”, segundo anunciou esta terça-feira ao mercado.

Em concreto, a agência de notação financeira melhorou o rating dos depósitos (long-term deposits) para BBB (low), uma classificação já dentro do “grau de investimento”.

Por seu turno, os ratings de longo prazo do emitente e da dívida sénior não garantida subiram para BB (high) e o rating dívida subordinada subiu para BB (low), classificações que se situam na categoria “especulativa”.

O banco lembra que se trata da terceira subida consecutiva do rating desde março de 2023, num total de quatro níveis durante este período.

Para esta última decisão contribuiu “a melhoria sustentada do perfil de risco, da capitalização e da rendibilidade do Banco Montepio”, segundo explica a instituição detida pela Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG).

“A agência destaca a redução significativa do stock de ativos não produtivos e o reforço da posição de capital alcançado através de geração orgânica”, nota o banco no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A tendência de melhoria do rating pode não ficar por aqui. “A agência considera que a manutenção da qualidade dos ativos e a melhoria da rendibilidade ao longo do tempo poderão originar um novo impulso positivo que resulte em novas subidas das notações, alcançando dessa forma o grau de investimento”, diz o Banco Montepio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DBRS sobe rating do Banco Montepio para “grau de investimento”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião