Portugal teve oterceiro maior crescimento da Zona Euro no terceiro trimestre
PIB da Zona Euro cresceu 0,4% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores. Portugal teve um desempenho abaixo da média do euro em cadeia.
A economia da Zona Euro cresceu 0,4% no terceiro trimestre deste ano, face ao trimestre anterior, e 0,9% em termos homólogos, de acordo com a estimativa rápida do Eurostat divulgada esta quarta-feira. Portugal teve o terceiro maior crescimento (1,9%) face ao terceiro trimestre de 2023, entre os países para os quais já há dados disponíveis.
A economia da área do euro mantém assim a trajetória de crescimento com a Alemanha a inverter a contração registada no segundo trimestre (cresceu 0,2% no terceiro trimestre, em cadeia, tal como Portugal) e Irlanda também. Dublin passou de uma contração de 1% de abril a junho para um crescimento de 2% nos três meses seguintes – o mais expressivo entre os países para os quais já há dados disponíveis. Em segundo lugar surge Espanha, o maior parceiro comercial de Portugal, com uma progressão de 0,8%.
“Embora tenha evitado uma recessão técnica, a economia alemã continua pouco maior do que era no início da pandemia”, sublinham os analistas do ING numa nota de análise, classificando a Alemanha como “íman para notícias macroeconómicas negativas”.
França, a segundo maior economia da zona euro, também cresceu passou de uma progressão de 0,2% nos dois primeiros trimestres do ano para 0,4% no terceiro, em linha com a média das economias do euro.
Pela negativa destacam-se a Letónia, a Hungria e a Suécia que entraram em recessão técnica (dois trimestres consecutivos de contração do PIB).
Os analistas antecipam que a atividade empresarial da zona euro e a confiança dos consumidores deverão recuperar cautelosamente nos próximos meses, tendo em conta a redução das taxas de juro e o arrefecimento da inflação.
Os dados do organismo de estatística europeu indicam que, no terceiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) ajustado sazonalmente aumentou 0,9% tanto na zona euro como na UE, em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, e uma progressão face à taxa registada no segundo trimestre (+0,3 pp e +0,1 pp, respetivamente). O lugar de destaque vai para Espanha com um crescimento homólogo de 3,4%.
Entre os países da moeda única quatro economias contraíram, em termos homólogos, sendo a quebra mais significativa a da Letónia (-1,4%). A Alemanha, o ‘motor’ da zona euro está em queda desde o primeiro trimestre de 2023, e voltou a cair 0,2%, tal como nos três meses anteriores. Na União Europeia, a Hungria contraiu 0,7% e a Suécia 0,1%.
(Notícia atualizada com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal teve oterceiro maior crescimento da Zona Euro no terceiro trimestre
{{ noCommentsLabel }}