Dona da Mimosa tem novo presidente. José Marques vai liderar a Lactogal até 2027
José Marques sucede a José Capela e Casimiro de Almeida na liderança da maior empresa agroalimentar portuguesa e maior grupo lácteo ibérico, que fatura 1.131 milhões de euros e emprega 1.800 pessoas.
José Marques é o novo presidente da Lactogal, o maior grupo lácteo ibérico e a maior empresa agroalimentar em Portugal, com um volume de negócios de 1.131 milhões de euros e que detém marcas como Mimosa, Agros, Matinal, Gresso, Vigor, Pleno, Castelões, Milhafre, Primor, Fresky, Queijos Santiago ou a Celta em Espanha.
O sucessor de José Capela e Casimiro de Almeida na presidência do conselho de administração do grupo nortenho iniciou o percurso profissional como produtor de leite em 1980 e era até agora administrador da União de Cooperativas Lacticoop. Cofundador do Clube de Produtores da Sonae, José Marques criou ainda a empresa Valmarques, produtora de hortícolas e morangos no distrito de Coimbra.
Nomeada para o quadriénio 2024-2027 foi também uma comissão executiva, que passará a desempenhar funções executivas em todas as participadas do Grupo Lactogal, fundado em 1996 e que em 2023 recebeu e processou quase 1.236 milhões de litros de leite. Além de José Marques, é composta pelos administradores Bruno Baldeante da Costa, Daniela Brandão e Jacinto Rui.
“É um privilégio assumir este cargo e fortalecer cada vez mais a posição da Lactogal como a maior produtora de lácteos da Península Ibérica. A minha gestão será de consolidação e crescimento, na continuidade do percurso que a Lactogal tem feito até aos dias de hoje”, refere José Marques, citado numa nota de imprensa enviada esta sexta-feira às redações.
Em junho de 2023, o então presidente executivo da Lactogal e vogal do Conselho de Administração, José Passinhas, renunciou aos cargos no grupo, que o classificou como um “marco de referência incontornável”. Esteve ligado à fundação e constituição da empresa, data a partir da qual desempenhou funções enquanto administrador.
Já em março deste ano, a Lactogal anunciou a compra da totalidade das empresas do Grupo Queijos Santiago, passando a empregar perto de 1.800 pessoas. A operação incluiu o portefólio de marcas dos Queijos Santiago, três unidades de produção em Portugal – Montemuro, Palmela e Portalegre – e ainda um centro logístico na Venda do Pinheiro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dona da Mimosa tem novo presidente. José Marques vai liderar a Lactogal até 2027
{{ noCommentsLabel }}