MB Way já se ligou a Espanha e Itália e prepara expansão em 2025
SIBS realizou esta quarta-feira a primeira transferência entre MB Way e as congéneres Bizum (Espanha) e Bancomat (Itália). Próximo ano traz novidades de expansão, adiantou Madalena Tomé ao ECO.
O MB Way já está “ligado” aos telemóveis espanhóis e italianos. A SIBS realizou esta quarta-feira a primeira transferência internacional entre a plataforma portuguesa de pagamentos instantâneos e a Bizum de Espanha e a Bancomat de Itália, em plena Web Summit. Mas já olha para mais países, segundo revelou Madalena Cascais Tomé ao ECO.
“Fizemos a parceria [entre SIBS, Bizum e Bancomat) no final do ano passado, e em menos de um ano conseguimos lançar as primeiras transações, o que é um sinal de muita rapidez e capacidade de execução”, referiu a CEO da SIBS em declarações ao ECO. “A partir de 2025 vamos ter o roll out disponível para todos os bancos aderentes e estamos, de facto, em conversas para outras iniciativas. Acreditamos que em 2025 vamos novidades nessa expansão pan-europeia”, adiantou.
Para já, com a iniciativa EuroPA – European Payments Alliance, mais de 45 milhões de utilizadores da SIBS, Bizum e Bancomat e 185 bancos estão interligados numa rede que permitirá enviar e receber dinheiro em menos de 10 segundos entre os seus utilizadores. Sem revelar os países que constam dos planos de expansão, Madalena Cascais Tomé pretende que o MB Way se mantenha no dia-a-dia dos seus utilizadores mesmo quando se deslocam ao estrangeiro.
“Os utilizadores do MB Way preferem a solução MB Way para fazerem os seus pagamentos no dia-a-dia em Portugal e queremos que possam utilizar o MB Way no contexto europeu”, afirmou.
Recentemente o Banco de Portugal colocou ao dispor dos bancos e dos clientes bancários uma funcionalidade semelhante ao MB Way, mas mais abrangente, chamada SPIN. Futuramente o SPIN também estará inserido num esquema de pagamentos a nível europeu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
MB Way já se ligou a Espanha e Itália e prepara expansão em 2025
{{ noCommentsLabel }}