Italiano Unicredit surpreende com OPA de dez mil milhões ao Banco BPM
O UniCredit anunciou que a oferta de compra do Banco BPM era independente de sua proposta de investimento no Commerzbank.
O italiano Unicredit lançou, esta segunda-feira, uma oferta surpresa para a compra de todas as ações do rival Banco BPM, avança a Reuters. Uma operação avaliada em dez mil milhões de euros e que em nada afeta o interesse em negociar com o alemão Commerzbank.
O banco liderado por Andrea Orcel desde 2021, tido como um negociador veterano, já tinha preparado anteriormente uma oferta de compra do Banco BPM (antes do início da guerra na Ucrânia) antes de voltar o seu foco para a Alemanha, onde os seus avanços provocaram uma reação negativa devido à oposição política a uma aquisição por um credor italiano que levaria a cortes de posts de trabalho e exporia o Commerzbank ao risco soberano italiano.
A participação de quase 21% que o UniCredit construiu no Commerzbank, em parte com derivativos condicionados à aprovação do supervisor, “continua a ser um investimento importante com potencial de valorização substancial”, disse o UniCredit. O UniCredit anunciou assim que a oferta de compra do Banco BPM era independente de sua proposta de investimento no Commerzbank.
“Com a aquisição de um dos nossos alvos históricos, reforçamos a nossa posição em Itália”, disse Andrea Orcel, CEO do UniCredit.
As ações do Commerzbank chegaram a cair 7% no início das negociações em Frankfurt, enquanto em Milão as ações do UniCredit caíram cerca de 1,5% e as ações do BPM subiram quase 5%.
A oferta surge depois que o Banco BPM ter comprado este mês 5% do resgatado Monte dei Paschi, o que pode ser visto como uma potencial abertura de caminho para uma eventual fusão com o banco mais antigo do mundo à medida que o Estado sai totalmente do Monte dei Paschi. E à oferta de compra de 1,6 mil milhão de euros que o Banco BPM lançou este mês para obter o controlo total da gestora de ativos Anima Holding.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Italiano Unicredit surpreende com OPA de dez mil milhões ao Banco BPM
{{ noCommentsLabel }}