Número de acessos 5G supera três milhões pela primeira vez
A Anacom registava mais de três milhões de acessos ativos à internet móvel em 5G em Portugal no final de setembro. Tráfego médio mensal no terceiro trimestre foi de 8,4 GB.
O número de utilizadores de internet móvel 5G atingiu no final de setembro os 3,3 milhões, segundo dados oficiais, superando pela primeira vez a fasquia dos três milhões (ver gráfico).
De acordo com as estatísticas da Anacom, o regulador do setor, as operadoras reportaram que, no final do terceiro trimestre, 24,2% dos utilizadores de serviços móveis e 30,4% dos utilizadores de internet móvel utilizaram a rede móvel 5G.
Assim, “o número de utilizadores de internet móvel através de 5G totalizou 3,3 milhões, dos quais 98,9% com acesso através do telemóvel”, indica o relatório trimestral dos serviços móveis.
powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.
Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para ver o gráfico.
Visto de outra perspetiva, significa que a taxa de penetração de acessos à internet móvel através de 5G atingiu os 30,9 por cada 100 habitantes. Um marco alcançado numa altura em que Portugal assinala neste mês de novembro três anos desde o início da exploração comercial desta tecnologia pelas operadoras.
No final do trimestre anterior, existiam pouco mais de 2,9 milhões de acessos 5G no país, segundo o historial disponibilizado pela Anacom. Já no terceiro trimestre, em que se atingiram os 3,3 milhões, o tráfego em redes 5G “representou cerca de 19% do total de tráfego de dados móveis, atingindo os 8,4 GB mensais por utilizador de internet móvel 5G”.
Para comparação, no primeiro trimestre de 2022, o primeiro completo com as operadoras a disponibilizarem 5G, existiam apenas 789 mil utilizadores. A passagem da rede 4G para 5G depende do tarifário contratado, mas também da compatibilidade do equipamento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Número de acessos 5G supera três milhões pela primeira vez
{{ noCommentsLabel }}