Myriam Ouaki e Pedro Carreira Albano, sócios da Pares, explicaram a nova fase da firma. Garantem que futuro do escritório passa pela internacionalização, sustentabilidade e novas tecnologias.
Na reta final do ano a Pares renovou a sua identidade visual e apresentou uma nova imagem que espelha a evolução da firma. A renovação ficou a cargo da agência Alfred Creative. Já a remodelação do site esteve a cargo da Softway.
“Este rebranding representa muito mais do que uma simples mudança visual. É um reflexo da notável evolução do nosso escritório desde a sua fundação em 2011. Durante estes 13 anos, crescemos de 12 para mais de 50 colaboradores, incluindo cerca de 45 advogados, e evoluímos para uma equipa diversificada e multidisciplinar”, sublinha a sócia Myriam Ouaki.
Segundo explicou à Advocatus, a nova identidade visual simboliza a “modernização natural” do escritório, alinhando a imagem externa com quem realmente são atualmente: “um escritório dinâmico, com competência reconhecida no mercado, que mantém o seu ADN original, mas abraça a evolução”. “Esta mudança resulta de uma profunda reflexão interna sobre a nossa identidade atual, considerando não apenas a nossa trajetória de crescimento, mas também a diversidade de experiências, sensibilidades e backgrounds que agora compõem a nossa equipa”, acrescenta.
O novo visual do escritório apresenta uma nova designação, que passa de Pares Advogados para apenas Pares, um logótipo composto por fontes em caixa alta e simples, e uma “assinatura” (Dynamic Legal Advisors) que reflete o “dinamismo, a agilidade, a criatividade e a inovação com que na Pares se trabalha”.
Assim, com este rebranding, a firma espera começar um novo “ciclo estratégico”, conseguindo comunicar de forma mais “efetiva” com o mercado e reforçando o seu posicionamento junto dos clientes.
Números revelam o crescimento
Fundado em 2011, o balanço dos primeiros 13 anos do escritório é positivo e, segundo o sócio Pedro Carreira Albano, têm sido anos de crescimento orgânico e sustentado. “Conseguimos expandir o nosso número de sócios e associados, o que tem permitido uma maior especialização e a capacidade de lidar com questões jurídicas mais complexas e diversificadas”, revela.
No plano financeiro, o sócio assegura que atingiram resultados “expressivos”, com um crescimento “muito significativo” no volume de negócios. “Esse crescimento é o reflexo de uma estratégia focada na qualidade e proximidade do serviço, na inovação e no aprofundamento do nosso know-how jurídico”, nota.
Outro dos pontos destacados por Pedro Carreira Albano foi a internacionalização, que tem sido um dos pontos “fortes”. Nos últimos anos, a Pares ampliou a rede de parcerias com firmas de diversos países.
“A satisfação dos nossos clientes continua a ser a nossa principal prioridade, sendo certo que o feedback positivo tem sido uma constante, o que nos impulsiona a continuar a melhorar e a inovar nos nossos serviços”, sublinha.
Uma coisa é certa, os objetivos traçados foram “amplamente cumpridos” e até ultrapassados. “O crescimento do número de clientes, a expansão das áreas de atuação e o aumento da eficiência operacional são reflexos diretos desse sucesso”, refere o sócio.
Pedro Carreira Albano revela que a implementação de novas tecnologias e práticas inovadoras têm contribuído para uma melhoria significativa na qualidade dos serviços prestados.
Com três pilares fundamentais – excelência profissional, valorização das pessoas e a responsabilidade social -, a Pares pretende incorporar uma nova forma de exercer a advocacia, tanto na relação entre os seus colaboradores, como na relação que estabelece com os clientes e stakeholders.
“Definimo-nos como uma equipa que valoriza o conhecimento e o desenvolvimento contínuo dos seus colaboradores, reconhecendo que a formação técnica e o crescimento pessoal são essenciais para a qualidade do serviço prestado”, defende Pedro Carreira Albano. Para o sócio, o sucesso no setor depende, em “grande parte”, da retenção de talento, pelo que trabalham para criar um ambiente onde os profissionais se sintam valorizados, desafiados e motivados a evoluir ao longo das suas carreiras.
O sócio assegura que no escritório têm um “forte compromisso” com o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Dessa forma, promovem políticas nesse sentido, como o teletrabalho e a concessão da tarde de sexta-feira livre sempre que não conflitue com eventuais obrigações ou compromissos profissionais.
No que diz respeito aos clientes, o sócio garante que prezam uma “verdadeira” proximidade, estabelecendo relações baseadas na confiança, comunicação aberta e uma compreensão profunda das suas necessidades.
Futuro passa pela sustentabilidade, IA e internacionalização
Com cerca de 56 colaboradores, o crescimento da Pares tem sido impulsionado com o “forte contributo” de todas as áreas de prática. “Tendo em consideração o dinamismo do setor imobiliário em Portugal nestes últimos anos, o Direito Imobiliário tem-se destacado, tendo registado um desenvolvimento notável”, revela Myriam Ouaki.
A sócia destacou também a área de Direito Público, que se tem consolidado como outro pilar do crescimento da Pares, e a área de Fiscal, em que investiram muito após a fundação da sociedade. “Mas todas as restantes áreas de prática, nomeadamente o Direito Societário, Contencioso e o Direito do Trabalho e da Segurança Social, têm contribuído para este crescimento e para a consolidação e reconhecimento da Pares no mercado, nacional e internacional”, acrescenta.
No futuro, o escritório pretende apostar “forte” em novas áreas, especialmente no contexto do Direito da Concorrência, Direito Europeu, Tecnologia, Media e Telecomunicações e Direito do Ambiente.
“O nosso principal desafio atual é gerir de forma sustentável o crescimento acelerado que temos experimentado. Este crescimento, embora muito positivo, traz consigo vários desafios interligados que exigem uma gestão cuidadosa”, aponta Myriam Ouaki.
À Advocatus, a sócia revela que a Pares enfrenta as típicas “dores de crescimento” de uma sociedade que em pouco mais de uma década passou de 15 para mais de 50 colaboradores. “Isto reflete-se particularmente na necessidade de adaptar continuamente os nossos processos internos e estruturas de gestão, mantendo simultaneamente a cultura de proximidade e colaboração que nos caracteriza”, sublinha. Também a nível físico, é necessário uma otimização do espaço de trabalho.
“No plano tecnológico, investimos continuamente na modernização das nossas ferramentas e processos, procurando equilibrar a eficiência operacional com a segurança e confidencialidade que a advocacia exige”, explica.
Mas o crescimento e implementação da Pares no mercado nos próximos anos vai focar-se em três pilares estratégicos: internacionalização, sustentabilidade e novas tecnologias, com ênfase na inteligência artificial (IA).
“O primeiro passo é expandir a nossa presença para mercados internacionais, começando por geografias com alta procura para os nossos serviços, entre as quais se destaca o mercado francófono. A criação de novas parcerias locais será também um fator chave para facilitar a nossa adaptação e aceleração no novo ambiente de negócios”, revela Pedro Carreira Albano. No que concerne à sustentabilidade, o sócio admite que pretendem continuar a integrar e aprofundar práticas responsáveis em toda a cadeia de valor.
“Em termos de inovação, a adoção de novas tecnologias e soluções de IA será um dos motores principais do nosso crescimento. Estamos a investir no desenvolvimento e na implementação de IA para melhorar a eficiência dos nossos processos internos, oferecer experiências personalizadas aos nossos clientes e otimizar a tomada de decisões”, assegura.
Sobre a possibilidade de expandirem para outras cidades portuguesas, Myriam Ouaki admite que neste momento o foco é consolidar e otimizar a presença em Lisboa. “Acreditamos que a centralização das nossas operações num único escritório tem sido um fator diferenciador, permitindo-nos manter uma cultura forte de proximidade e colaboração entre todas as nossas equipas”, acrescenta.
Assim, Pedro Carreira Albano mostrou-se entusiasmado, otimista e confiante com o futuro da firma e que querem afirmar-se “definitivamente” como um dos mais relevantes players do mercado da advocacia nacional. “O nosso compromisso com a excelência permanece intacto, e o objetivo para os próximos anos é continuar a crescer, inovar e a reforçar o nosso posicionamento como uma das principais sociedades de advogados do país”, garante.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rebranding marca uma nova etapa na Pares
{{ noCommentsLabel }}