TAP sobe ao ‘top 30’ das melhores companhias aéreas. Pontualidade é o calcanhar de Aquiles

  • Joana Abrantes Gomes
  • 4 Dezembro 2024

No ranking anual de companhias áreas da AirHelp, a TAP surge na 29.ª posição após subir duas posições face a 2023. Aeroporto do Porto continua a ser classificado como o melhor aeroporto português.

A TAP subiu dois lugares no ranking anual de companhias aéreas da AirHelp e ocupa agora a 29.ª posição, apesar de ter perdido pontos na avaliação global. A pontualidade continua a ser o fator que mais penaliza a avaliação da transportadora portuguesa, numa lista liderada pela Brussels Airlines, a Qatar Airways e a United Airlines.

Segundo o AirHelp Score 2024 para as companhias aéreas, a TAP baixou a pontuação de 7,16 para 6,97 pontos, mas, mesmo sendo analisadas mais companhias aéreas (109, quando no ano passado eram 83), subiu do 31.º para o 29.º lugar.

Dos três ponderadores em que assenta a avaliação das companhias aéreas, o mais baixo, no caso da TAP, continua a ser o da pontualidade dos voos (5,9), embora tenha melhorado face à pontuação de 5,7 registada no ano anterior. Na qualidade do serviço, a pontuação da transportadora portuguesa também aumentou, de 7,90 para 8 pontos, segundo o estudo da AirHelp, uma empresa especializada em indemnizações a passageiros por atrasos e cancelamento de voos.

Porém, na gestão de reclamações, a companhia aérea portuguesa viu a sua pontuação diminuir de 7,80 para 7.

Entre todas as companhias aéreas analisadas, o primeiro lugar é ocupado pela Brussels Airlines (8,12 pontos). A companhia belga subiu 11 posições e destronou a Qatar Airways (8,11 pontos), que liderava o ranking desde 2017, atirando-a para a segunda posição. No último lugar surge, novamente, a Tunisair, com uma avaliação global de 3,63 pontos.

Já a companhia aérea com a melhor pontuação em termos de pontualidade é a Oman Air (que, na classificação global, está no 19.º lugar), enquanto a menos pontual é a Tunisair (em 109.º lugar). No que toca à qualidade do serviço, os passageiros da Emirates são os mais satisfeitos, apesar de ocupar o 55.º lugar da lista, e a Tunisair é, mais uma vez, a pior das companhias aéreas incluídas neste tópico. A Air Serbia (10.º lugar) tem a melhor avaliação na gestão de reclamações (9 pontos).

Classificação dos aeroportos portugueses piora face a 2023

Os aeroportos nacionais não acompanham as melhorias na avaliação da qualidade e até da pontualidade da companhia aérea portuguesa, segundo dados divulgados pela AirHelp no verão. O relatório colocava o Humberto Delgado, em Lisboa, como o sexto pior entre 239 infraestruturas avaliadas, com uma nota de 6,59 numa escala de 0 a 10.

O Francisco Sá Carneiro (Porto), por sua vez, surgia como o melhor aeroporto português, apesar de ter descido da 91.ª posição que ocupava em 2023 (entre 194 infraestruturas avaliadas) para a 117.ª este ano. Ainda assim, a avaliação do aeroporto da cidade invicta melhorou de 7,52 para 7,60 pontos.

O aeroporto de Faro caiu do 137.º para o 185.º lugar.

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