Zona Euro precisa de acordo de “reforma de estímulos”, diz Governador do Banco de França
O Governador do banco central apelou à necessidade de um acordo entre a França e a Alemanha no sentido de aliviar a política orçamental no sentido de fortalecer a Zona Euro.
François Villeroy de Galhau, Governador do Banco de França, apelou à necessidade de a França e a Alemanha incluírem o alívio da política orçamental num acordo que permita fortalecer a Zona Euro. Em entrevista ao Financial Times, Villeroy de Galhau, referiu a necessidade de Paris acelerar as suas próprias reformas (acesso pago) em sintonia com Berlim, incitando os dois países a tirarem partido da oportunidade oferecida pela sincronização dos respetivos ciclos eleitorais e pela recuperação económica.
O apelo do responsável do banco central francês indicia a forma como os responsáveis pela política monetária pretendem passar para os responsáveis políticos uma tomada mais forte do controlo do rumo da economia da Zona Euro, após anos em que a gestão da crise financeira esteve assente em taxas de juro extremamente baixas.
“Todos concordam que a política monetária não pode ser a única carta em jogo”, referiu Villeroy de Galhau, acrescentando que “é necessário haver mais reformas em França e mais estímulos na Alemanha no interesse de um crescimento económico mais sólido”.
O responsável do Banco de França afirmou que a Alemanha e a França “não têm alternativa” que não seja estreitar laços e construir uma aliança económica mais forte, no seguimento das eleições que colocaram Emmanuel Macron como presidente de França e também numa altura em que os responsáveis pela política monetária começam a ponderar a retirada de estímulos. Em setembro, decorrem também eleições na Alemanha, as quais tudo indica serão ganhas por Angela Merkel.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Zona Euro precisa de acordo de “reforma de estímulos”, diz Governador do Banco de França
{{ noCommentsLabel }}