Biden prepara aumento de taxas sobre importações chinesas

  • ECO
  • 11 Dezembro 2024

Administração Biden anuncia esta quarta-feira um aumento das taxas sobre materiais críticos na produção de células solares e chips.

A Administração Biden prepara-se para anunciar mais tarifas sobre as importações de materiais críticos da China para proteger o setor de energia limpa americana dos fornecedores chineses baratos.

Os EUA vão revelar esta quarta-feira uma duplicação para 50% da tarifa sobre a chamadas bolachas de células solares (wafers) e silício policristalino (utilizado nas células solares) chineses e aplicar uma taxa de 25% aos produtos de tungsténio, avança o Financial Times citando fontes próximas do assunto.

As novas tarifas vão entrar em vigor no dia 1 de janeiro, poucas semanas antes de Donald Trump substituir Joe Biden na Casa Branca.

As wafers solares e o polissilício são essenciais no fabrico de células solares e o tungsténio é amplamente usado em produtos que vão desde armas a chips de computadores.

Durante a sua Administração, Biden procurou incentivar a indústria de tecnologias limpas e de chips com subsídios à produção e taxas punitivas sobre as importações chineses, que agora reforça.

Por outro lado, as novas tarifas vão colocar maior tensão nas relações comerciais entre os dois grandes blocos económicos do mundo.

Esta semana, a China lançou uma investigação à fabricante de chips Nvidia e anunciou restrições sobre exportações para os EUA de minerais necessários para chips e equipamento militar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Biden prepara aumento de taxas sobre importações chinesas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião