Preço da eletricidade em máximos de quase dois anos na Península Ibérica

Os preços da eletricidade no mercado ibérico estão a ser pressionados pelos preços do gás natural, que também é usado como matéria-prima para a produção de eletricidade.

Os preços da eletricidade no mercado grossista, no qual os produtores vendem a eletricidade aos comercializadores, têm estado em forte alta na Península Ibérica, tendo alcançado esta quinta-feira um pico de um ano e nove meses, aproximadamente.

Esta quinta-feira, o preço médio diário, que é definido no dia anterior, atingiu os 146,67 euros. É preciso recuar a 6 de março de 2023 para encontrar um valor superior, de 147,77 euros. Ou seja, observam-se máximos de quase dois anos, semelhantes aos registados num período de rescaldo dos picos da mais recente crise energética, que teve em 2022 o seu auge.

Os dados disponíveis na plataforma do mercado ibérico (Omie), que exibem os preços contratados para o dia seguinte, marcam 145,29 euros por megawatt-hora como o preço médio para esta sexta-feira, 13 de dezembro, prevendo apenas um ligeiro alívio.

Os preços da eletricidade no mercado ibérico estão a ser pressionados pelos preços do gás natural, que também é usado como matéria-prima para a produção de eletricidade. O mesmo se tem verificado noutros territórios, como a Alemanha e França. Na Alemanha os preços também subiram a níveis que não eram atingidos desde a crise energética, neste caso desde 2022. Em França, “os preços estiveram também elevados, mas num nível típico para um dia frio de inverno no qual a procura está exigente”, escreve a Bloomberg.

No início de dezembro, os preços do gás natural que servem de referência para a Europa, o holandês Title Transfer Facility (TTF), subiram a máximos de outubro de 2023, na ordem dos 55 euros por megawatt-hora.

A Europa ainda não está onde quer estar em termos da sua capacidade de produção e armazenamento (de energia) e essa transição vai ter momentos caros como este.

Daniel Muir

Analista da S&P Global Commodity Insights

De acordo com a Reuters, a expectativa é que os preços do gás TTF continuem a negociar no intervalo entre os 44 a 47 euros por MWh. “As previsões meteorológicas para a próxima semana são amenas para muito do território europeu. Isto deverá ajudar a aliviar algumas preocupações do mercado”, afirmam analistas do banco ING, citados pela Reuters.

Os analistas apontam ainda que as reservas de gás natural na Europa estão de momento nos 81%, abaixo dos 91% que se registavam na mesma altura do ano passado e abaixo da média dos últimos cinco anos, de 83%.

“A Europa ainda não está onde quer estar em termos da sua capacidade de produção e armazenamento (de energia) e essa transição vai ter momentos caros como este”, comenta, por seu lado, o analista da S&P Global Commodity Insights Daniel Muir, citado pela Bloomberg.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço da eletricidade em máximos de quase dois anos na Península Ibérica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião