Donald Trump deverá visitar Theresa May no próximo ano

  • ECO
  • 11 Julho 2017

O presidente dos Estados Unidos deverá visitar a primeira-ministra britânica no próximo ano. Na cimeira do G20 ambos fortaleceram os laços e a certeza de um acordo comercial rápido pós-Brexit.

Trump quer evitar uma visita marcada por protestos. Essa foi a razão que o levou a evitar o Reino Unido até ao momento dado que, mal se soube da intenção da visita, os britânicos manifestaram-se contra. Segundo avançam o Financial Times e a BBC, o presidente dos Estados Unidos deverá acabar por aterrar em solo britânico no próximo ano. Em vista está um acordo comercial entre os dois países assim que o Brexit aconteça oficialmente.

Casa Branca e Downing Street estão a negociar a data concreta da visita oficial, segundo a imprensa britânica. Theresa May já visitou Trump no início do ano. Nessa altura, Donald Trump disse que “ainda estão para vir grandes dias para os dois países”, não poupando elogios ao país que conseguiu decidir o seu futuro através da saída da União Europeia. May, por sua vez, foi mais institucional, tendo apresentado alguns pontos de concordância, como o terrorismo: haverá maior coordenação entre os países para derrotar o Estado Islâmico, “unindo esforços neste desafio.”

A Rainha Isabel II convidou Donald Trump para viajar até à Grã-Bretanha, mas o país mostrou o seu desagrado com uma petição contra a viagem assinada por dois milhões de britânicos. Em junho foi tornado público que Trump ligou a Theresa May e disse que não quer visitar o Reino Unido enquanto houver protestos. Recusando comentar aquilo que diz ser “especulação” sobre conteúdos de conversas telefónicas “privadas”, o gabinete da primeira-ministra adiantou que “a rainha dirigiu um convite ao presidente Trump e não há alteração a esses planos”.

Recentemente, Trump viu-se envolvido em mais uma polémica, depois de ter criticado — citando erradamente — o presidente da câmara de Londres, Sadiq Khan, pela sua resposta aos ataques na London Bridge e no Borough Market. Khan chegou mesmo a pedir ao Governo britânico para cancelar a visita de Trump.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Donald Trump deverá visitar Theresa May no próximo ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião