Há 11 banqueiros em Portugal a ganhar mais de um milhão de euros
Quem são os banqueiros em Portugal que recebem mais? EBA identificou dez homens e uma mulher entre os gestores da banca portuguesa que recebem mais de um milhão de euros.
Onze banqueiros em Portugal ganharam mais de um milhão de euros em 2023, o mesmo número registado no ano anterior, e onde se conta apenas uma mulher, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pela Autoridade Bancária Europeia (EBA).
Em média, estes gestores a trabalharem nos cargos de topo da banca portuguesa receberam mais de 1,4 milhões de euros entre remuneração fixa e variável, o que representa uma subida de 13% em comparação com 2022, mostram os mesmos dados.
O que explica este aumento? Embora o salário base tenha aumentado 4%, os prémios que estes 11 banqueiros receberam dispararam 21%, à boleia dos bons resultados que os bancos registaram no ano passado por conta da subida das taxas de juro.
A autoridade da banca não identifica os seus nomes, nem o banco onde trabalham, detalhando apenas que dez deles trabalham em funções de gestão e outro exerce um cargo independente.
Através dos relatórios e contas dos bancos é possível identificar o nome de alguns dos banqueiros em Portugal que auferiram mais de um milhão de euros em 2023.
Entre eles estão Pedro Castro e Almeida (Santander Totta), Miguel Maya (BCP) e João Pedro Oliveira e Costa (BPI), que tiveram remunerações a rondarem os 1,2 milhões de euros no ano passado, e ainda Mark Bourke (Novobanco), que ganhou pouco mais de um milhão.
11 banqueiros recebem mais de um milhão em Portugal
Fonte: EBA
Apenas 10% são mulheres
Os banqueiros da banca portuguesa com salário acima de um milhão de euros são uma gota em termos europeus. Em 2023 contabilizavam-se 2.343 high earners com remunerações superiores a um milhão de euros na União Europeia, praticamente o mesmo número de 2022, aponta a EBA. Mas o número dispara 60% se comparamos com o ano de 2019, antes da pandemia.
Alemanha (620), França (561), Itália (368) e Espanha (283) – as maiores economias e onde estão localizadas as principais praças financeiras na Europa – concentram grande parte dos banqueiros melhor remunerados. Países como Malta, Letónia e Estónia, pelo contrário, tinham um banqueiro a ganhar mais de um milhão.
Ao analisar os dados, o regulador nota que ainda persiste um desequilíbrio de género nas posições de topo da banca: dos banqueiros que ganharam mais de um milhão de euros, apenas 10% eram mulheres. “São necessários mais esforços para alcançar o equilíbrio de género no setor financeiro, em particular nos cargos mais bem remunerados”, reclama a EBA.
A EBA contabiliza vários elementos da remuneração, além da componente fixa: bónus, prémios de longo prazo, contribuições para a pensão e indemnizações.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Há 11 banqueiros em Portugal a ganhar mais de um milhão de euros
{{ noCommentsLabel }}